Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Gincana Agro movimenta sábado letivo

Gincana Agro movimenta sábado letivo

Evento agitou a escola no último dia 30/09

publicado: 02/10/2017 09h52, última modificação: 02/10/2017 10h35
Exibir carrossel de imagens Relação teoria e prática fortalecida na I Gincana Agro

Relação teoria e prática fortalecida na I Gincana Agro

Engana-se quem pensa que a agropecuária está limitada à produção agrícola. A riqueza da atividade movimenta bilhões de reais em outros setores da economia, como se pode facilmente provar. O milho, por exemplo, está longe de servir apenas de base para produtos culinários. Esqueça a ideia de que o cereal é usado somente na nossa cozinha junina, na pipoca que nos acompanha no cinema ou como base da ração animal! O cereal faz parte do amido utilizado na fabricação do talco infantil ou ainda compor a produção do etanol.

A importância do agronegócio é ainda mais valorizada quando reconhecida as múltiplas facetas do setor. Dentro desse contexto, o perfil do técnico em agropecuária ganha um resignificado, à medida que sua atuação à frente da produção de gêneros alimentícios é redimensionada. Hoje o profissional executa tarefas essenciais para o desenvolvimento da economia, nas atividades de associativismo, pesquisa, análise e experimentação, gerando um ganho na produtividade.

Não é se de estranhar então que esse profissional tenha uma data só sua: 26 de setembro é o Dia do Técnico em Agropecuária. Para celebrar essa data, o Campus Santana do Ipanema preparou uma programação especial para o último sábado letivo, dia 30 de setembro: a I Gincana Agro uniu compartilhamento de conhecimentos e educação para a cidadania. A ação estimulou os discentes na busca pelo saber na área, fortalecendo os conhecimentos técnicos e valorizando a interação entre eles, dentro de uma proposta de educação cidadã.

Atividades teóricas e práticas relacionadas ao tema agro, com ênfase no desenvolvimento local, foram trazidas da sala de aula e das visitas técnicas para dentro da competição. Divididos em equipes, os alunos realizaram provas com Enxertia, Amostragem de solo, Identificação racial dos animais de interesse zootécnico, Equipamentos utilizados no manejo do apiário e Identificação de plantas forrageiras nativas do semiárido.

A abertura do evento aconteceu com a palestra "A importância e perspectivas futuras do técnico em agropecuária", com Reinaldo Falcão, da Secretaria Estadual de Agricultura. Após a execução das 9 tarefas previstas no Regulamento da Competição, a Comissão, composta pelos professores Élcio Gonçalves, Vitória Ramalho, Magno Abreu, Sebastião Júnior e Juliano Molino, revelou o resultado final da competição. A grande vencedora foi a equipe Xique Xique , que além da medalha de ouro, conquistou o direito de participar do Congresso de Produção Animal, que será realizado na UNIVASF, na cidade de Petrolina-PE. A medalha de prata  ficou com a equipe Caprichosos do Sertão , que leva também uma visita à EXPOAGRO 2017, em Maceió. Fechando o pódio a equipe Os cachaços garantiu o bronze.

Mas o grande legado da competição foi o compartilhamento de saberes e a proposta de educação dinâmica e cidadã. No último sábado, o clima no Campus Santana foi de alegria e euforia. O evento cumpriu sua proposta inicial e serviu para fortalecer o conhecimento entre os alunos, favorecendo a relação teoria e prática. Tem muita programação boa sendo preparada para os próximos sábados letivos.

Você pode conferir o álbum completo do evento na nossa fanpage.