Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Ifal oferta 176 vagas para cursos técnicos no Campus Santana

Ifal oferta 176 vagas para cursos técnicos no Campus Santana

Inscrições começam neste sábado, 01 de setembro

publicado: 31/08/2018 12h11, última modificação: 31/08/2018 21h41
Exibir carrossel de imagens Portas abertas: começa seleção para novos alunos

Portas abertas: começa seleção para novos alunos

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal, divulgou edital do Exame de Seleção, que seleciona novos alunos para ingresso na instituição em 2019. As inscrições vão de 01 a 30 de setembro, e serão realizadas exclusivamente pelo SITE. No Campus Santana do Ipanema  são ofertadas 176 vagas, nas modalidades INTEGRADA e SUBSEQUENTE, na forma presencial.

Imagem 2

No curso Integrado o aluno recebe formação do ensino médio e técnico ao mesmo tempo, com duração de quatros anos. Para ingressar nassa modalidade o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental até a data de matrícula, caso seja aprovado no certame.

Já no caso do curso Subsequente, o estudante que já concluiu o ensino médio tem acesso apenas à formação técnica, com uma duração mais curta, de pelo menos três semestres. Desta forma, para garantir ingresso a essa qualificação técnica, o candidato deverá ter concluído, até a data da matrícula, o ensino médio.

Melhor escola do sertão alagoano (segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo), o campus do Ifal em Santana do Ipanema oferece no Exame de Seleção, 68 vagas no Curso Integrado em Administração e 68 vagas no Curso Integrado em Agropecuária, além de 40 vagas para o Curso Subsequente em Agropecuária, com início em 2019.

Imagem 4

Em todas as ofertas, 50% do total de vagas são destinadas para as ações afirmativas, as chamadas cotas, atendendo à legislação em vigor no país. É importante observar no momento da inscrição qual regime de ingresso o candidato está selecionando.

Na Ação Afirmativa I as vagas são reservadas para alunos com renda bruta per capita familiar inferior a 1,5 salário-mínimo, que equivale até R$ 1.405 por membro da família, além de referir-se a quem se autodeclara PRETO, PARDO ou INDÍGENA

Já a Ação Afirmativa II também se refere a quem se autodeclara PRETO, PARDO ou INDÍGENA, mas com uma diferença em relação à I: para concorrer a esta cota o candidato precisa ter renda bruta per capita familiar superior a 1,5 salário-mínimo por membro da família, o que significa mais de R$ 1.405 por pessoa.

Por fim, a Ação Afirmativa III é destinada exclusivamente aos candidatos que se autodeclararem PESSOAS  COM DEFICIÊNCIA, independentemente da raça declarada ou da renda familiar.

Para se enquadrar em qualquer ação afirmativa o candidato precisará ter cursado todo o ensino fundamental em escola pública (do 1º a 9º ano) para ingresso nos cursos Integrados ou ter cursado todo o ensino médio (da 1ª a 3ª série) para ingresso no curso Subsequente.

Imagem 3

Para garantir sucesso na busca por uma vaga no Campus Santana, o estudante precisa estar atento ao calendário e realizar sua inscrição no período de 01 a 30 de setembro, acessando o  SITE e preenchendo o requerimento de inscrição online. Atenção aos dados informados no momento da inscrição, porque é responsabilidade do candidato a inserção das informações corretas.

No ato de inscrição online, o candidato deverá informar os números da Carteira de Identidade (ou documento equivalente) e do CPF. Em seguida, o sistema irá gerar a Guia de Recolhimento, com valor de R$ 50, que deverá ser paga somente no Banco do Brasil, dentro do período de inscrição. Pagamentos efetuados em lotéricas ou correspondentes bancários não serão aceitos!

Quem desejar pedir isenção da taxa de pagamento, deverá realizar sua inscrição e comparecer ao Campus no período de 03 a 17 de setembro, para preenchimento e entrega do do requerimento, tendo o resultado de sua solicitação respondido até 20/09. Em até 20 dias úteis após o prazo final das inscrições (30/09), o Ifal divulgara a lista geral de candidatos inscritos.

Imagem 5

As provas serão aplicadas no dia 25 de novembro, às 9 horas (horário local), em local a ser divulgado posteriormente, contendo 40 questões de múltipla escolha. No último exame, o número de inscritos para o Campus Santana foi o maior desde a implantação da instituição, em 2011. Você pode conferir o Edital, Anexos e Conteúdo programático na página de Exames do Ifal.