Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Projeto do Campus Santana leva trabalho de artesãos a uma das maiores feiras de ciências do Brasil
conteúdo

Notícias

Projeto do Campus Santana leva trabalho de artesãos a uma das maiores feiras de ciências do Brasil

Na Mostratec, obras feitas a partir de material reciclável chama atenção dos participantes

publicado: 01/11/2018 10h22, última modificação: 01/11/2018 10h22
Exibir carrossel de imagens Estudante representou equipe responsável pela produção do documentário

Estudante representou equipe responsável pela produção do documentário

Um dos projetos campeões da III Feira de Ciências, também premiado na Fenecit, levou a marca do campus do Ifal em Santana do Ipanema para uma das maiores feiras de iniciação científica da América Latina, a Mostratec, realizada no fim de outubro, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O projeto “Dando visibilidade aos profissionais da reciclagem do sertão alagoano”, orientado pelo docente Alexandre Fonseca, construiu um documentário em vídeo mostrando o trabalho realizado por artesãos do semiárido alagoano, que exprime a boa relação dos profissionais com as riquezas naturais da região, gerando renda para as famílias envolvidas.

A  Mostratec tem por objetivo incentivar a iniciação científica, estimulando a imaginação e a curiosidade através da pesquisa. Na edição 2018 o evento reuniu pesquisadores de 22 países de todos os continentes, e dos 27 estados brasileiros. Para o docente Alexandre Fonseca a participação da discente Cleyfane Silva no evento, representando a equipe formada ainda pelos discentes Mariana Soares, Eduardo Dantas e Paula Machado, deixa um importante legado na formação dos estudantes: “Com a participação no evento os alunos ganham motivação extra e passam a enxergar a possibilidade real de se tornarem protagonista dos seus estudos, além de poder apontar soluções e fazer a diferença nas comunidades em que atuam”, afirmou o professor.

Algumas das artes surgem na Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos (Cooperativa de Recicladores), no Sítio Velame, Zona Rural do município de Poço das Trincheiras. Além delas, brilha no documentário o trabalho de artesãos santanenses, como Ronildo Ribeiro, desenvolvido a partir de matéria prima descartável, cujo destino natural seria o lixo. A Mostratec destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio, integrando as instituições de ensino com a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.