Notícias
Equipe do Campus Santana do Ipanema se classifica na 3ª Edição do Desafio Liga Jovem
Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*
Estudantes da unidade Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se classificaram entre as seis melhores equipes da 3ª Edição do Desafio Liga Jovem do Sebrae. O grupo IFive foi responsável pela criação do projeto Bemvô, que tem o objetivo de oferecer soluções inovadoras que conectam tecnologia, bem-estar e segurança, ajudando a reduzir problemas como esquecimentos de medicamentos, quedas e a solidão na terceira idade.
A equipe é composta pelos estudantes Emanuel Brandão Cavalcante Aleixo, Erick Ruan Vieira de Melo, Haniel Apolinário Souza, Maycon Douglas Felix Oliveira e Vinícius Silva Teles, todos estudantes do segundo ano do curso técnico em Administração. A ideia surgiu durante as aulas de Marketing, sob a orientação do professor Rafael Almeida.
O docente explicou que a proposta foi desenvolvida principalmente para prestar assistência à população mais velha. O projeto consiste em um relógio multifuncional que aciona o Samu, a Polícia e parentes próximos em casos de acidentes domésticos e situações onde não há ninguém para prestar socorro.
“O projeto foi criado a partir das vivências dos meninos, que já tiveram parentes que faleceram, inclusive avós, por acidente doméstico e não tinha ninguém para prestar socorro. Então eles desenvolveram um protótipo, e esse relógio permite que essa situação seja sanada”, contou Rafael.
No dia 10 de outubro, o projeto será apresentado diante de uma banca avaliadora, podendo ser classificado para representar o estado e a instituição. Caso seja escolhido como a melhor equipe, avançará para a etapa nacional, que acontecerá na cidade de Belém (PA).
Sobre o Desafio Liga Jovem
O Desafio Liga Jovem (DLJ) é uma competição nacional e gratuita promovida pelo Sebrae que incentiva estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Superior a criarem projetos de soluções criativas para problemas da escola ou comunidade, utilizando a tecnologia como ferramenta de apoio e desenvolvimento.
O objetivo do DLJ é desenvolver competências empreendedoras e de liderança nos jovens, estimulando-os a inovar e a transformar o seu ambiente por meio de projetos com impacto social, segundo informa a Agência Sebrae de Notícias.
*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista