Notícias
Docentes do Ifal Santana elaboram derivados de leite de cabra em prática de Agropecuária
Com intuito de incentivar a produção de queijo de leite de cabra e achocolatado do soro proveniente da produção do queijo, no sertão alagoano, os professores zootecnistas Regina Cely e o Rinaldo Souto Maior, ambos do Campus Santana do Ipanema, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), elaboraram alguns destes produtos em laboratório, nos dias 26 e 27, como parte da disciplina de Ovinocaprinocultura, para os alunos do curso subsequente em Agropecuária.
Segundo os organizadores, a intenção da atividade é colocar em prática técnicas para a produção do queijo e achocolatado, para que os alunos aprendessem a produzir as iguarias, que são importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva na região do sertão alagoano.
Regina destaca que o leite de cabra tem sido importante fonte nutricional e de renda nas regiões semiáridas como o sertão alagoano, devido a capacidade de adaptação dos caprinos e facilidade de manejo desse animal em pequenas áreas.
“O consumo de leite de cabra e de seus derivados vem cada vez mais aumentando, com o passar dos anos, isso se deve à alta digestibilidade desse alimento e à possibilidade de ser consumido por pessoas que apresentam intolerância ao leite de vaca”, acrescenta a docente.
Ela ainda ainda ressalta que a crescente demanda do mercado de produtos de origem caprina sustenta a possibilidade da produção e industrialização desse leite e se projeta como um nicho essencial dentro do setor da indústria láctea internacional e nacional.
“Dessa maneira, podemos destacar a importância de ações como essas, que visam disseminar conhecimento para os alunos das instituições de ensino, através de aulas práticas, para que os alunos possam adquirir mais conhecimento e promover a mudança de realidade na comunidade onde vivem e aumentar a rentabilidade dessa atividade tão importante para a região”, justificou a professora.
Após a produção do leite e do achocolatado, os alimentos foram degustados pelos alunos. No local, “também foi possível observar a qualidade dos produtos que podem ser obtidos através de um leite com características nutricionais tão importantes para a saúde humana”, avaliou Regina.