Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Programação descontraída marca abertura da terceira edição do Avant IF
conteúdo

Notícias

Programação descontraída marca abertura da terceira edição do Avant IF

Fase final da competição vai até domingo (02) no Campus Santana do Ipanema

publicado: 01/12/2018 01h38, última modificação: 01/12/2018 01h38
Exibir carrossel de imagens Objetivo é promover atividades de estímulo à cultura do empreendedorismo e da inovação

Objetivo é promover atividades de estímulo à cultura do empreendedorismo e da inovação

Uma programação recheada de atrações descontraídas e irreverentes marcou a abertura da terceira edição do Avant IF, a competição que seleciona ideias de negócios inovadores que apontam soluções para os problemas do nosso cotidiano, de forma coletiva e colaborativa. Ao todo, 24 equipes participam da fase final, que acontece até o próximo domingo no campus do Ifal em Santana do Ipanema, sede das edições anteriores do evento.

Docente Anna Sofia Costa em encenação na abertura do eventoNa abertura, a docente Anna Sofia Costa Néri e Tiago Silva, o famoso mochileiro pela educação, surpreenderam os participantes e convidados que lotaram o auditório da instituição. Vestidos a caráter, encenaram dois fazendeiros que foram avisados de que 24 foguetes seriam lançados de sua propriedade. O roteiro faz referência a quantidade de ideias - 12 da categoria tecnológica e 12 da categoria tradicional -  que serão trabalhadas ao longo da maratona de 44 horas de imersão ao universo do empreendedorismo e da inovação.  

Famoso mochileiro pela educação, Tiago Silva apresentou o eventoNesse clima, os mentores foram apresentados aos participantes. Profissionais de notório saber e experiência reconhecida no meio empreendedor, os mentores serão responsáveis por desenvolver as ideias ao lado dos seus pupilos, desenvolvendo projetos em formato pitch que serão "vendidos" a empresários locais, no último dia do Avant. Na apresentação, os mentores mantiveram o cenário de animação, entrando na dança.

 

 

Criatividade na apresentação das ideias

 

Imagem 8Os participantes do Avant IF foram novamente surpreendidos com um jeito criativo na distribuição dos projetos para os mentores. É que as equipes precisaram eleger um representante para expor em, no máximo, um minuto, o resumo da ideia que pretendem vender. Distribuídos em duplas, os mentores foram colocados em cadeiras posicionadas de costas para o componente, virando o assento quando se interessavam pela ideia: ali nascia o "The Voice Avant Pitch", em alusão ao programa musical de sucesso, criado na Holanda, e depois espalhado por todo mundo.

Uma a uma as ideias foram sendo abraçadas pelo time de mentores, num cenário de êxtase a cada movimento do jogo de luzes e da vinheta musical do programa. Na apresentação, houve alegria, tensão e emoção, que agitaram a noite. 

 

Começo dos trabalhos

 Nas salas, o trabalho já começou

Com o fim do "The Voice Pitch", discursaram a ex-prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, e o Diretor do Campus Santana do Ipanema, Gilberto Gouveia Neto. Representando a prefeitura local, parceira na realização do evento, Renilde falou da satisfação em ver os frutos do trabalho do Ifal na região. Em sua fala, Gilberto reforçou a importância da iniciativa e garantiu apoio para que a iniciativa continue a acontecer na instituição.

Logo depois do jantar, as equipes tomaram lugar nas bases de lançamentos, as salas em que irão elaborar seus projetos, sob mentoria dos profissionais. De imediato, passaram por formação sobre o Canvas e o Zero to Hero, programas que serão utilizados para apresentação do pitch final. O primeiro dia do evento invadiu a madrugada e não tem hora pra acabar. Confira a cobertura completa nas nossas redes sociais e veja abaixo vídeo com os melhores momentos da cerimônia de abertura.