Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Começou a I Semana Integradora de Tecnologia, Ciência e Cultura; confira a abertura do evento!

Até o próximo dia 27 o campus do Ifal em Santana do Ipanema compartilha conhecimentos com a comunidade local.

publicado: 24/04/2019 21h07, última modificação: 24/04/2019 21h07

A I Semana Integradora de Tecnologia, Ciência e Cultura (SITECC), promovida pelo campus do Ifal em Santana do Ipanema, começou nesta terça-feira (23) com atrações culturais que aproximaram estudantes dos cursos técnicos em Administração e Agropecuária, ofertados na unidade de ensino. Entre os objetivos do evento estão divulgar o potencial do mercado agropecuário no semiárido, incentivar o uso de técnicas sustentáveis  e estimular a produção de trabalhos científicos que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento local, regional e/ou nacional.

O novo evento no calendário do campus vem para substituir a antiga SEACC, que havia ocorrido em seis edições. "A SITECC é uma oportunidade ímpar para fortalecer o elo indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, uma de nossas maiores metas, além de explorar as potencialidades do sertão e de inserir nossos estudantes na iniciação científica", destacou a presidente da comissão organizadora, Vitória Régia Ramalho.

Torta na cara "educativa"

Equipe campeão do game, 2ª série "A" do Curso Técnico em Agropecuária

O famoso game Passa ou Repassa, um quiz de perguntas e respostas que termina com torta na cara do jogador derrotado, marcou a abertura do evento com um viés educativo. O jogo atravessou gerações e permanece ainda hoje com sucesso na televisão. Inspirado no programa norte-americano Double Dare, o quiz estreou no Brasil em 1987, apresentado por Silvio Santos. Desde então passou por várias reformulações e trocou de mãos, sendo apresentado por animadores como Gugu Liberato, Angélica e, atualmente, Celso Portioli.

Para ganhar a competição na abertura da SITECC os estudantes se dividiram por turmas e precisaram responder questões de linguagens e códigos, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e conhecimentos gerais. O chaveamento começou com turmas da mesma série disputando entre si a vaga na fase final. A equipe que acumulou mais pontos e conquistou a disputa foi a 2ª série "A" do Curso Integrado em Agropecuária.

Música e integração

IMG_6113.jpg

A abertura do evento contou ainda com uma apresentação musical que integrou alunos e servidores. Um conjunto musical reuniu servidores e alunos do campus num verdadeiro show de talentos. Os docentes Alexandre Cavalcante, Fernando Mendonça e Levy Brandão se juntaram à intérprete de Libras Renata Costa e ao psicólogo Emerson Lins e animaram o público presente no auditório da unidade de ensino.

No repertório brilharam canções de ícones da MPB, como Djavan e Fágner, até figuras tarimbadas do rock nacional, como Cazuza. Mas foi na execução de músicas do gênero mais adorado no sertão, o forró, que a apresentação teve seu ápice. A SITECC abre as portas da instituição ao público nesta quinta e sexta-feira. Participe!