Notícias
Campus Santana leva estudantes para experiência interdisciplinar em Arapiraca
Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Santana do Ipanema, levou, essa semana, estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Agropecuária para participar de uma atividade que combinou cultura, reflexão e ciência. A ação integra o projeto “Cinema e Escola Integrados”.
As atividades começaram com a ida ao cinema para assistir ao filme campeão do Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui”. Além disso, os discentes visitaram o Planetário e a Casa de Ciências de Arapiraca, a fim de ampliar os conhecimentos científicos.
Organizada pelos professores Romildo Barros e Geicilayne Pelayes, a experiência teve como objetivo incentivar a apreciação de obras cinematográficas nacionais, promovendo uma produção textual crítica e reflexiva, sobre os aspectos sociais e históricos abordados no filme. Enquanto a visita ao planetário ampliou os horizontes dos estudantes e conectou arte e ciência, em uma jornada de aprendizado, o filme serviu como ponto de partida para debates sobre identidade, memória e resistência.
Segundo o professor Romildo Barros, a experiência foi uma imersão cultural e educativa. “A atividade comprovou que o acesso a bens culturais, como o cinema, e a espaços de divulgação científica, como o planetário, proporciona uma aprendizagem inovadora. Os estudantes se engajaram com o filme, discutindo seus aspectos históricos e críticos de maneira profunda”.
Já a professora Geicilayne Pelayes salientou o protagonismo feminino, tanto no filme quanto nas ciências. “A atividade promoveu uma experiência imersiva em relação à astronomia e à importante participação de mulheres no mundo da ciência. De igual forma, o filme ‘Ainda estou aqui’ traz a luta de uma mulher em busca da verdade ocultada no período da ditadura militar. Levar os alunos e as alunas para conhecer essas histórias, no mês da mulher, foi um ensinamento além da sala de aula, que proporcionou uma vivência que dá força e inspiração, principalmente para as nossas alunas”. Diante da experiência, novas edições estão sendo planejadas para este ano, com o intuito de envolver outras turmas do Campus Santana.
*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.