Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Bacharelado em Administração é nova oportunidade de formação superior no Sertão alagoano

Trata-se da primeira graduação do Ifal Santana do Ipanema; as inscrições vão até o dia 21 de janeiro
publicado: 04/01/2024 12h54, última modificação: 12/01/2024 10h49

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo

O campus Santana do Ipanema inicia o ano de 2024 com uma novidade: a criação do curso de Graduação Bacharelado em Administração, ofertado gratuitamente, na modalidade presencial, período noturno. As inscrições para o vestibular que irá formar a primeira turma já estão abertas, elas são gratuitas e ocorrem por meio da página de Exames do Ifal, até o dia 21 de janeiro.

Podem participar da seleção pessoas que tenham o Ensino Médio completo e realizado alguma das edições do Exame Nacional do ensino Médio (Enem), desde o ano de 2009. Confira o edital nº 67/2023 completo!

Aprovado em 28 de dezembro de 2023, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o bacharelado traz em sua grade curricular a gestão das organizações em diversas áreas, como empreendedorismo, gestão de pessoas, marketing, finanças, logística e muito mais. De acordo com o projeto, os graduados em Administração estarão preparados para atuar em organizações de pequeno, médio e grande porte, seja no serviço público ou privado; no terceiro setor, ou gerenciando sua própria empresa.

Curso funcionará no período noturno.png

A graduação é a primeira do campus Santana, que atualmente oferta dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, sendo um deles também em Administração. Anna Sofia Costa, que é coordenadora do técnico há mais de seis anos, conta que há algum tempo a unidade via a necessidade da criação de uma graduação para os alunos da região do Sertão alagoano.

‘’Nós [professores] tínhamos percebido que havia demanda na região, nas empresas onde visitávamos e atuávamos. A partir disso, foi realizada uma pesquisa e constatamos essa necessidade’’, contou, acrescentando a participação dos docentes Gilberto Neto, Alexandre Rios, Jacques Fernandes, que será o coordenador do bacharelado em Administração, e Kalina Miranda, que, atualmente, leciona no campus Viçosa.Além de sala de aulas e biblioteca, novo curso possui laboratórios de Informática e Gestão, além de auditório para eventos no Ifal Santana do Ipanema.png

Segundo Anna Sofia, os estudantes do curso técnicos da unidade têm e sempre tiveram uma boa aderência ao mercado de trabalho, ao finalizar seus estudos no Ifal.

‘’Os nossos alunos de administração, por exemplo, já atuam na maioria das empresas daqui da região. Os empresários daqui têm demanda de pessoas com formação para trabalhar com eles’’, compartilha.

Além de Administração, a unidade conta atualmente com os cursos técnicos integrado e subsequente ao médio em Agropecuária.

Criação de oportunidades na região

Foi em 2019 que iniciaram os primeiros passos para o desenvolvimento da graduação, com a participação de professores de administração de outros campi e de áreas correlatas. A partir de uma comissão, foram inicialmente analisados projetos de cursos homólogos de outras instituições, para que fosse pensado a formulação do curso superior em Santana.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) afirma que a oferta do curso de Administração é ‘’relevante para o desenvolvimento regional do sertão de Alagoas, além de significativo para o desenvolvimento humano, pessoal, profissional e social dos educandos/as’’.Anna Sofia pontua que o Campus também receberá novos docentes para lecionar na nova graduação.JPG

Anna Sofia ressalta que o campus atende a uma demanda de estudantes vindos das cidades circunvizinhas de Carneiros, Dois Riachos, Major Isidoro, Olho D'água das Flores, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e outros. “A criação de oportunidades na região traz um impacto positivo para diminuir uma possível obrigação de migração para outros centros urbanos para continuar os estudos”.

Falando em possibilidades, a professora também evidencia não somente a criação de oportunidades para os estudantes, mas também para os docentes, com ofertas de novas vagas a atuação docente.

‘’Com a criação do curso superior vamos ter uma ampliação do nosso quadro, administradores e um economista para atuar nos dois cursos: médio integrado de Administração e agora a graduação’’, conclui.

Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista

Acesse o vídeo de divulgação do curso abaixo: