Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Aula a bordo de catamarã cumpre importante papel na formação de alunos

Aula a bordo de catamarã cumpre importante papel na formação de alunos

Atividade inovadora oferecida pelo IMA ocorreu no último dia 12

publicado: 22/06/2017 16h45, última modificação: 22/06/2017 18h22
Exibir carrossel de imagens Turma se reúne para registrar visita inesquecível

Turma se reúne para registrar visita inesquecível

Turma se reúne para registrar visita inesquecívelA ideia é inovadora: estudar o meio ambiente a bordo de um catamarã, com o vento batendo o rosto e o sol emoldurando o céu em tons azuis. Fica fácil estudar assim, não? O projeto do Instituto do Meio Ambiente - IMA, em Alagoas, foi batizado de “Navegando com o Meio Ambiente”. Ele se desenvolve na APA - Área de Preservação Ambiental de Santa Rita, que abrange os municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco, no Complexo Estuarino Lagunar Mundáu - Manguaba, que abriga duas das principais lagoas do estado.

Orientados pela pedagoga Angeline Castro e os professores Alexandre Fonseca e Priscilla Romcy, os alunos do 1° “B" do Curso Técnico Integrado em Agropecuária participaram do projeto no último dia 12 de junho. O objetivo da visita técnica era propiciar aos discentes uma experiência que unisse os conhecimentos estudados em sala de aula e a prática de conhecer os ecossistemas da região. Somente nessa experiência os alunos tiveram contato direto com o manguezal, a restinga e a Mata Atlântica. Para se ter ideia da importância do estudo basta pensar na proporção de devastação da Mata Atlântica, que já gira em torno de 93%, segundo dados do INPE, revelando o caráter especial da visita.

Turma a bordo.A aula dura aproximadamente 90 minutos e conta com uma equipe multidisciplinar do IMA, composta por técnicos de diversas áreas, que vão discutindo aspectos importantes durante todo o trajeto, como os ligados à fauna e à flora da região, além de outros elementos relevantes.

Segundo dados do IMA/Alagoas, somente em 2016 o projeto recebeu mais de 3 mil pessoas e realizou aproximadamente 90 viagens, atendendo a um público que vai dos 10 aos 80 anos de idade, com especial destaque para os alunos de escolas públicas. O projeto segue a todo vapor ao longo do ano e promete estender seu alcance ainda mais. Enquanto isso, nosso trabalho de unir teoria e prática, enquanto importante parte de nossa proposta pedagógica, segue voltado para atender cada vez melhor nossos alunos.

por Diego Alves

Lagoas Mundaú e Manguaba foram o cenário da aula.