Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Alunos de Agropecuária participam de visitas técnicas em Pernambuco e Bahia

Alunos de Agropecuária participam de visitas técnicas em Pernambuco e Bahia

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 10/08/2023 16h18, última modificação: 10/08/2023 16h18

Estudantes do curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Santana do Ipanema participaram, entre 31 de julho e 3 de agosto, de visitas técnicas em municípios de Pernambuco  e Bahia. Na oportunidade, os discentes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Santana do Ipanema tiveram a oportunidade de realizar visitas a propriedades rurais, participar de uma feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar e conhecer práticas de manejo de um projeto agroecológico.

No dia 31 de julho, em Petrolândia, no sertão pernambucano, o grupo participou de uma visita a uma produção de coco. No dia seguinte, em Petrolina, também Pernambuco, os estudantes participaram do Semiárido Show, grande feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro cujo objetivo é possibilitar e facilitar o acesso aos conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras.

Alunos de Agropecuária participam de visitas técnicasNo dia 2 de agosto, foi a vez de conhecer práticas de manejo do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (SISTEMINHA) - Espaço Plural, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro, Bahia. O grupo foi composto pelos discentes, acompanhados pelos professores Vitória Régia Ramalho e Augusto Araújo Santos) e técnicos André Luiz Araújo e Silva e Edcleyton Bruno Fernandes da Silva. do Ifal-Campus Santana do Ipanema. A visita teve como objetivo conhecer o SISTEMINHA/Espaço Plural e seu gerenciamento, que parte do viés da Agroecologia enquanto ciência que agrega conhecimentos e saberes populares.

O grupo pôde observar de forma prática como é possível o cultivo de hortaliças, frutas, alimentos e animais a partir de um sistema integrado sem uso de agrotóxicos, que permite ao pequeno agricultor a garantia de sua sobrevivência, produzindo excedente e gerando renda.

Segundo os participantes, foi também foi possível observar como o SISTEMINHA permite um olhar empreendedor e possibilita o uso de tecnologias sociais a serem aplicadas nos arranjos produtivos da agricultura familiar, tornando possível o acesso às tecnologias que contribuirão para um melhor desempenho nos processos produtivos e no gerenciamento da produção, distribuição e comercialização dos itens produzidos em suas propriedades. A proposta possibilita ainda a permanência dos jovens em suas localidades de origem, junto com suas famílias, produzindo e gerando renda para a comunidade.

Alunos de Agropecuária participam de visitas técnicas

A escolha do Espaço Plural foi feita em virtude dessa unidade implementada ser uma das mais completas na região, permitindo uma compreensão abrangente dos módulos integrados pelos visitantes, além de a Universidade do Estado da Bahia ser uma das instituições parceiras da UNIVASF em Juazeiro.

Também no dia 2 de agosto, foi realizada uma visita à Vinícola Terra Nova - Miolo, em Casa Nova, na Bahia.

O pró-reitor de Extensão do Ifal, Gilberto da Cruz Gouveia Neto, acompanhou o grupo durante as visitas técnicas, junto com os professores Augusto Araújo Santos, Petrúcio Fonseca Rios e Vitória Régia Ramalho.