Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Aluno do Campus Santana é destaque nacional no handebol

Aluno do Campus Santana é destaque nacional no handebol

Convocação para Acampamento Nacional pode levá-lo a fazer parte da Seleção Brasileira

publicado: 18/09/2017 10h18, última modificação: 18/09/2017 11h58
Exibir carrossel de imagens Allan Dayvisson é o único aluno de escola pública em Alagoas convocado para o evento

Um espaço de observação e de desenvolvimento das habilidades das promessas do handebol brasileiro, um esporte olímpico que vem crescendo no país: é o Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica. A iniciativa, da Confederação Brasileira de Handebol em parceria com o Ministério do Esporte, viu num jovem aluno do IFAL – Campus Santana potencial para atuar no esporte.

Não se assuste se muito em breve você vir esse nome nas manchetes de jornais, portais de internet ou programas de TV: Allan Dayvisson Damasceno Santos! O santanense foi o único aluno da rede pública de ensino no estado de Alagoas a receber a convocação para participar do evento, que este ano acontece entre os dias 04 e 13 de outubro, na cidade de São Bernardo do Campos, São Paulo. O estudante já havia participado de outro importante feito: em agosto, nos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Nordeste, conquistou a medalha de ouro, jogando pelo time IFAL.

No Acampamento, Allan terá a oportunidade de estar ao lado dos melhores jogadores do país no handebol, participando de treinos técnicos e assistindo a palestras e vídeos, numa troca de conhecimentos que fortalece o esporte nacional. A ação visa garimpar possíveis atletas que possam compor os quadros da seleção brasileira. A ideia foi colocada em prática pelo ex-treinador da Seleção Brasileira, o espanhol Jordi Ribera, que teve duas passagens pelo comando técnico do esporte masculino no país.

Acampamentos Regionais apontaram os destaques no handebolPara chegar ao convite, o estudante do Campus Santana se destacou no Acampamento Regional, realizado em Maceió, no início de julho, quando o atual técnico do handebol masculino brasileiro, Washington Nunes, selecionou participantes com maior potencial. No próximo mês, Allan viaja à São Paulo com passagens custeadas pelo Campus, que mais uma vez se destaca com a política de valorização ao esporte.

A importância da participação do aluno no evento é notória, à medida que acrescenta conhecimento técnico e tático ao atleta, como parte da formação da seleção brasileira juvenil para competições no próximo ano. Allan está dentro de um seleto grupo: são 66 alunos que participam do evento nacional, representando os 26 estados e o Distrito Federal.

"Temos a felicidade e a certeza de que os acampamentos nos ajudaram muito no último ciclo olímpico. Muitos atletas chegaram à seleção adulta e queremos manter isso. A equipe principal, agora, é jovem e muitos devem garantir sua vaga para a Olimpíada de Tóquio. Mas já queremos trabalhar para formar as seleções de 2024 e 2028", destacou Washington Nunes.

"Vou treinar com os melhores do Brasil, então será uma enorme troca de conhecimento e experiências"

Desse grupo serão escolhidos 20 atletas, que participarão da fase de treinamentos com as seleções brasileiras, cada um em sua respectiva categoria. O estudante sabe da representatividade que sua convocação tem para a região e a continuidade de sua carreira: "É gratificante poder representar meu estado em um acampamento da seleção brasileira, é uma sensação de dever cumprido, e que todos os treinos valeram a pena, cada esforço, cada gota de suor, todos os pequenos e maiores esforços foram recompensados. Então, tenho que agradecer a todos que fizeram isso acontecer, e principalmente a quem me ajudou desde o começo. A sensação é única, pois vou treinar dez dias com os melhores do Brasil, será um aprendizado único, e que, com certeza, somará muito em minha carreira", disse o aluno.

O estudante do Curso Técnico Integrado em Agropecuária atua treina handebol há quatro anos e atua como ponta esquerda. Aos 18 anos, leva para São Bernardo do Campos, no próximo mês, muito mais que a expectativa pelo seu futuro no esporte: na bagagem vai a nossa torcida pelo seu sucesso e pelas vitórias do esporte brasileiro.