Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Unidade tem três TCCs apresentados em evento da Sociedade Brasileira de Computação

Erbase foi organizado neste ano pelo Campus Arapiraca

por Jhonathan Pino publicado: 05/11/2020 13h38, última modificação: 05/11/2020 13h38

Dois trabalhos de conclusão de curso (TCCs) do Campus Rio Largo foram apresentados na XIX Escola Regional de Computação – Bahia, Alagoas e Sergipe (Erbase), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e que neste ano foi realizado pela primeira vez de forma on-line, entre os dias 26 e 30 de outubro, por meio do Campus Arapiraca.

A aluna Joseane Silva apresentou o artigo “Mapa: Módulo Avançado de Programação com Arduino, uma ferramenta de inicialização a robótica”, fruto de seu TCC, sob a orientação do professor Leonardo Silva, coautor do artigo.Leonardo Silva e Joseane Silva apresentaram ferramenta de aprendizagem desenvolvida para alunos que estão iniciando a programar.jpeg

No Workshop de Educação e Informática, Joseane apresentou a ferramenta de aprendizagem desenvolvida para alunos que estão iniciando a programar. Segundo o professor Leonardo Silva, ela foi criada com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos na área de programação e tentar reduzir o número de reprovações nas disciplinas introdutórias de programação.

Já os alunos Jackson Bezerra e José Anderson, publicaram o artigo “E-nology: um aplicativo para inglês instrumental”, em conjunto com as professoras Priscylla Silva e Marici Silva. Ele é resultado de uma versão preliminar de um aplicativo que está sendo desenvolvido pelos alunos, como TCC.

O aplicativo gamificado, criado para ser usado em disciplinas de inglês instrumental em cursos de informática, foi apresentado no Workshop de eXperimentos em Tecnologia. De acordo com a professora Marici Silva, o aplicativo E-nology surge como uma ferramenta de grande aplicabilidade para o ensino de inglês instrumental na área de informática, “que de uma maneira lúdica faz com que os alunos pratiquem os conhecimentos adquiridos , tanto na área específica quanto no inglês geral, com interpretação de texto e aquisição de vocabulário”, detalhou.

As docentes Priscylla Silva e Marici Silva, e os alunos Jackson Bezerra e José Anderson apresentaram aplicativo desenvolvido para ser usado em disciplinas de inglês instrumental.jpegSegundo a professora Priscylla Silva, a aprovação destes artigos demonstra a qualidade dos trabalhos que estão sendo realizados no Campus Rio Largo. Jackson Bezerra, por exemplo, usou sua experiência com o desenvolvimento do TCC para tomar confiança no compartilhamento de ideias e programação junto com outras pessoas.

Joseane também comentou sobre sua experiência na participação do projeto. “Foi muito satisfatório a execução do projeto, estudar os conteúdos, encontrar uma maneira de fazer os alunos participantes do projeto aprender realmente os conteúdos, e o que mais mexeu comigo de uma forma incrível, foi está de assumir os dois papeis, de aluna do curso de informática e de uma professora, instruindo os alunos do projeto”, disse a aluna.

Já o aluno José Anderson destacou a importância de ter um artigo aprovado no Erbase: “participar do projeto foi muito bom, porque só em você ter seu trabalho apresentado num evento e ter a oportunidade de compartilhar suas ideias, já é algo muito importante e incentivador”, pontuou.