Notícias
Servidoras do Ifal Apresentam pesquisas sobre Saúde Mental e Educação em Saúde em Simpósio sobre Adolescentes
Representantes dos Campi Maceió e Rio Largo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marcaram presença e se destacaram no 4º Simpósio de Atenção Integral ao Adolescente, realizado em Recife nos dias 23 e 24 de outubro. As servidoras apresentaram um total de cinco trabalhos, sendo quatro desenvolvidos no próprio instituto, que abordam temas cruciais, como saúde mental e a atuação da enfermagem no ambiente escolar.
Destaque nos Trabalhos Científicos
Entre os trabalhos apresentados estão:
-
“Aplicativo Auripress como estratégia de promoção da saúde mental no contexto escolar” e “Análise Temporal do Auripress após a Implantação das PICS no Ifal”, ambos de autoria de Adriane Duarte Amorim Costa e coautores.
-
“Atenção à saúde do estudante: práticas e perspectivas da enfermagem”, sob autoria de Chrisjacele Santos Ferreira de Araújo e coautores.
-
“Saúde na Escola: práticas de promoção à saúde no ambiente escolar”, com Jakelline Cipriano dos Santos Raposo entre os autores.
Debate sobre Educação Digital
O evento contou com uma programação abrangente, focada na promoção da Saúde Mental dos Adolescentes, e teve a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional. Um dos pontos altos do Simpósio foi a mesa- redonda sobre Educação digital e a restrição ao uso do celular em instituições de ensino (Lei nº 15.100/2025). O debate levantou desafios e insights sobre a aplicabilidade dessa legislação na rede federal de ensino técnico e tecnológico, que abrange tanto a educação básica quanto a superior.