Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Servidora do Ifal Rio Largo lança livro que trata sobre fechamento de manicômio judiciário
conteúdo

Notícias

Servidora do Ifal Rio Largo lança livro que trata sobre fechamento de manicômio judiciário

publicado: 06/11/2025 17h14, última modificação: 06/11/2025 17h14

A servidora Laura Fernandes lança neste sábado (8/11), na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no horário das 18 às 21h, o livro intitulado “A Desinstitucionalização de Pacientes do Manicômio Judiciário de Alagoas: o reconstruir de elos”. A cerimônia ocorrerá na Sala Manguaba. Laura é autora de um texto sob o título “O Sol ainda brilha na estrada: o retorno ao manicômio e a construção coletiva de um novo oceano”.

Organizado pela professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito e pela psiquiatra Tainá Carvalho, professora do curso de Medicina, ambas da Ufal, "Desinstitucionalização” de Pacientes do Manicômio Judiciário de Alagoas: o reconstruir dos elos , tem selo da Edufal e foi tecido a muitas mãos, por professores e alunos extensionistas do projeto “ Reconstruindo Elos”. 

O projeto existe há quase dez anos, sob a coordenação da professora Elaine, e ganhou novo capítulo ao acompanhar o processo de desinstitucionalização dos pacientes do manicômio judiciário alagoano. Nessa nova etapa, a professora Tainá, que integrou a equipe de avaliação e acompanhamento de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, pela Secretaria Estadual da Saúde , até meados de 2024, juntou-se à professora Elaine na coordenação e na organização do livro.O livro envolve desde autores do Direito, Medicina e Psicologia até integrantes da Segurança Pública. E, de forma sensível, aborda um dos aspectos mais incompreendidos da luta antimanicomial, em Alagoas e no Brasil, que é o fechamento desses espaços de encarceramento de paciente com transtorno mental em conflito com a lei.