Notícias
Servidora do Ifal Rio Largo lança livro que trata sobre fechamento de manicômio judiciário
A servidora Laura Fernandes lança neste sábado (8/11), na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no horário das 18 às 21h, o livro intitulado “A Desinstitucionalização de Pacientes do Manicômio Judiciário de Alagoas: o reconstruir de elos”. A cerimônia ocorrerá na Sala Manguaba. Laura é autora de um texto sob o título “O Sol ainda brilha na estrada: o retorno ao manicômio e a construção coletiva de um novo oceano”.
Organizado pela professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito e pela psiquiatra Tainá Carvalho, professora do curso de Medicina, ambas da Ufal, "Desinstitucionalização” de Pacientes do Manicômio Judiciário de Alagoas: o reconstruir dos elos , tem selo da Edufal e foi tecido a muitas mãos, por professores e alunos extensionistas do projeto “ Reconstruindo Elos”.
O projeto existe há quase dez anos, sob a coordenação da professora Elaine, e ganhou novo capítulo ao acompanhar o processo de desinstitucionalização dos pacientes do manicômio judiciário alagoano. Nessa nova etapa, a professora Tainá, que integrou a equipe de avaliação e acompanhamento de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, pela Secretaria Estadual da Saúde , até meados de 2024, juntou-se à professora Elaine na coordenação e na organização do livro.O livro envolve desde autores do Direito, Medicina e Psicologia até integrantes da Segurança Pública. E, de forma sensível, aborda um dos aspectos mais incompreendidos da luta antimanicomial, em Alagoas e no Brasil, que é o fechamento desses espaços de encarceramento de paciente com transtorno mental em conflito com a lei.