Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Reitoria Itinerante faz visita ao campus Rio Largo

Reitoria Itinerante faz visita ao campus Rio Largo

Reitoria Itinerante se reune com os servidores do campus Rio Largo

publicado: 06/06/2018 19h59, última modificação: 07/06/2018 18h42
Colaboradores: Jakelline Raposo, Ricardo Alves

No dia 5 de junho, a Reitoria Itinerante se reuniu, pela manhã, com os técnicos e docentes do campus Rio Largo para debater sobre temas relevantes aos servidores do campus e planejar ações futuras. Na ocasião estavam presentes o Magnífico Reitor, os Pró-reitores, o diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)Wagner Fonseca, e o chefe do Departamento de Comunicação da Reitoria, Zoroastro Neto.

Edel Alexandre iniciando a reunião com a Reitoria Itinerante

A reunião foi iniciada pela fala do diretor do campus, Edel Alexandre Pontes, que relatou os desafios de assumir a gestão do campus Rio Largo, tendo em vista as dificuldades arquitetônicas. Em seguida, o Magnífico Reitor,  Sérgio Teixeira, ressaltou que o IFAL nunca deixou de fazer obras e descobrir talentos, qualidades essas que são orgulho do IFAL.

Wagner Fonseca relatando as ações da DGP em 2017

O diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas aproveitou o momento para relatar as ações da DGP em 2017 e evidenciar que somos o Instituto Federal que mais nomeou servidores, com o registro de 356 servidores nomeados em 2017. Reflexo do quanto a rede tem crescido ao longo dos anos.

A representante da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Verônica Lopes, apresentou as ações prioritárias para 2018 e afirmou que o mais importante é manter o aluno com permanência e êxito, alegou que o ensino integrado é a razão dos Institutos Federais existirem e que a rede deve fortalecer a proposta de reestruturação dos projetos dos cursos integrados ao Ensino médio, além de apoiar as capacitações dos profissionais do ensino e a curricularização da extensão.

Eunice Palmeira mostrando dados sobre a pesquisa no IFAL

A pró-reitora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Eunice Palmeira, apresentou as ações da PRPI e destacou que a pesquisa no IFAL vem evoluindo e crescendo tanto no nível da graduação como do técnico. Fez menção ao apoio a qualificação dos servidores, através das especializações pagas pela gestão, e comunicou que ainda estão disponíveis 5 bolsas de especialização.

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Extensão, Altemir Secco, informou que atualmente há cerca de mil envolvidos na extensão e mais de 800 alunos em cursos de extensão, além de 109 trabalhos selecionados no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, tendo o IFAL o maior número de trabalhos aprovados, no qual de 14 mil foram selecionados 4 mil trabalhos em todo Brasil.

Altemir Secco apresentando dados sobre a Extensão no IFAL

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Administração, Wellington Peixoto, apresentou o orçamento do IFAL e relembrou dos desafios em 2010, dos vários campi provisórios e da compra do prédio da Reitoria

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), Carlos Guedes, evidenciou o desafio da implantação do campus definitivo, e o de ser gestor, mostrou as atribuições de cada ramo da PRDI - Diretoria de Planejamento Institucional (DPI), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Diretoria de Infraestrutura e Expansão (DIEX). Apresentou também a elaboração de projetos de acessibilidade e outras ações de elaboração de projetos executivos.Carlos Guedes apresentando os desafios da PRDI

A reunião finalizou com a abertura para perguntas e sugestões, na qual os servidores do campus Rio Largo aproveitaram para tirar suas dúvidas e propor melhorias. A professora de Informática, Priscylla Silva, sugeriu que a DGP elaborasse uma enciclopédia digital, com guias e respostas de dúvidas frequentes dos servidores, que a Alura fosse uma opção de capacitação institucional do IFAL, que o Relatório Individual de Trabalho (RIT) pudesse ser feito através do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e que a PROEN elaborasse o modelo do RIT.

coordenador do curso Técnico em Informática para Internet, professor Walker Ataide, aproveitou o momento para tirar dúvidas com a PROEN sobre a Licença capacitação e sobre os procedimentos legais para distribuição de disciplinas dos professores afastados. A PROEN se comprometeu a agendar uma reunião para definir esses procedimentos.

Giliarde Bispo solicitando reforma elétrica

Já o assistente administrativo, Giliarde Bispo, solicitou a DIEX um projeto de reforma elétrica no campus Rio Largo e o pró-reitor da PRDI se comprometeu de marcar uma reunião com a DIEX na semana seguinte para tratar desse assunto.

A técnica de enfermagem, Jakelline Raposo, questionou o porquê dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) não poderem participar do Edital de Produtividade, e a pró-reitora da PRPI considerou debater com sua equipe a inclusão dos mesmos no próximo edital.

E por fim o coordenador de Pesquisa e Extensão, professor Ricardo Alves, perguntou como funcionaria o Grupo de
Ricardo Alves questionando sobre Grupo de Trabalho da Usina PindoramaTrabalho com a Usina Pindorama, no qual os laços entre indústria e academia seriam estreitados, afim de aumentar os horizontes da pesquisa do IFAL e o conhecimento e preparo dos alunos da instituição. O pró-reitor de Extensão respondeu que os professores que compõem esse grupo de trabalho estão divididos nas áreas: química, irrigação, logística, fruticultura, meio ambiente e mecânica; estão elaborando um relatório sobre como poderia ser a atuação dos projetos do IFAL em cada uma dessas áreas.