Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Campus Rio Largo tem dois projetos tecnológicos aprovados em chamada pública nacional

Cada iniciativa será beneficiada com R$25.000,00 para execução das atividades propostas

por Roberta Rocha publicado: 23/12/2021 18h02, última modificação: 23/12/2021 18h14

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal aprovou quatro propostas tecnológicas na Chamada Pública Nacional de Projetos para Apoio à Implementação das Oficinas 4.0, referente ao Edital Nº 67/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Cada iniciativa será contemplada com R$ 25.000,00 para concessão de bolsas de pesquisa aos docentes e discentes participantes.

O resultado do certame foi divulgado neste mês de dezembro, mas as atividades estão previstas para iniciar em março de 2022, com prazo de duração de dez meses.

Os projetos selecionados foram o "SmartControl: Sistema de controle de condicionadores de ar" e "EasyTravel Paris VR -  Guia Turístico em uma plataforma móvel baseado em RA", ambos do Campus Rio Largo; o "Desenvolvimento de peneira automatizada para separação do sururu de sua casca" do Campus Maceió e o "App Litro Luz: aplicativo de monitoramento em tempo real das comunidades e das soluções instaladas e assistidas pelo litro de luz", do Campus Palmeira dos Índios.

Inovação - Os inventos em questão envolvem soluções digitais marcadas pela praticidade no uso. É o caso da proposta que vai utilizar a tecnologia Internet das Coisas (IoT) para controlar aparelhos condicionadores de ar a partir de uma página web. Chamado Smart Control, o sistema idealizado pelo professor de Eletrônica do Ifal Rio Largo, Leonardo Silva, tem como foco de aplicação as salas de aula de uma instituição de ensino no município de Rio Largo, a Escola Novo Alvorecer.

Maquete com leds, sensores controlada por página webDe acordo com o docente, o sistema possibilitará que um funcionário da escola mencionada controle, por meio de um computador, tablet ou celular, os aparelhos condicionadores de ar de todo o prédio, acione as funções de ligar/desligar e aumentar/diminuir a temperatura de cada aparelho ou monitore em tempo real a temperatura do ambiente.

Do Campus Rio Largo, outra proposta se destacou no edital do Ifes. Idealizador do EasyTravel , o docente de Administração Ricardo Ribeiro explica que o projeto será desenvolvido com o apoio da professora de Informática da unidade, Priscylla Maria. A pretensão é criar uma plataforma de realidade virtual para apresentar pontos de interesse turístico da cidade de Paripueira, no litoral de Alagoas. Com a imersão, o usuário poderá conhecer belezas naturais, aspectos culturais e os negócios locais da região, de forma interativa.

"A ideia é criar um guia turístico para que turistas possam conhecer um pouco mais do local antes mesmo de visitar e para que, de certa forma, possamos divulgar também os empreendimentos locais, tais como restaurantes, lojas de artesanatos e etc. Para isso, a gente vai captar as imagens com uma câmera 360º com suporte de Realidade Aumentada e Realidade Virtual", apontou.

Já a iniciativa aprovada do Campus Maceió é voltada ao atendimento de uma demanda da comunidade marisqueira. Ao tomar conhecimento das condições precárias de trabalho desse público atuante nas margens da Lagoa Mundaú, em Maceió, o professor Allison Luiz Nascimento começou a pensar em como gerar alternativas para diminuir os riscos e a insalubridade enfrentada na extração do sururu.

"Para entender melhor o sistema produtivo, as etapas de trabalho e as sub condições sociais envolvidas, assisti a documentários e li trabalhos sobre a cadeia do sururu. Com base nas informações, foram idealizadas soluções, dentre elas a construção de uma peneira elétrica para separar o sururu da casca, etapa anterior ao empacotamento. Essa ideia foi compartilhada com os professores do Grupo de Pesquisa Redes Inteligentes (GPRI), Jacksiel Abreu, Rômulo Omena, Alberto Jorge e Henrick Ramalho e com as alunas Kamilly Buldrini, Livia Luna e Vitória Lopes, que prontamente contribuíram para a maturação e desenvolvimento do projeto", detalhou Alisson.

Do Ifal Palmeira dos Índios, a proposta do professor de Informática Pablo Gustavo Tibúrcio também teve a preocupação de beneficiar populações vulneráveis. Com a iniciativa APPLitroLuz, o profissional pretende desenvolver um aplicativo para monitorar as comunidades atendidas e as soluções de energia solar implantadas pelo projeto Litro de Luz, um movimento global focado em ações para tornar a iluminação solar acessível à população de baixa renda.

"O Litro de Luz é uma organização que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis de iluminação e empoderar agentes de transformação", acrescentou o docente.

Sobre o Edital nº 67/2021

A Chamada Pública vinculada às Oficinas 4.0 tem o intuito de promover a imersão de estudantes da Rede Federal em atividades de formação e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0.

Além disso, a iniciativa pretende capacitar professores de instituições da Rede Federal nas metodologias das Oficinas 4.0 e de orientação de projetos de inovação tecnológica, bem como estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, reforçando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.