Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Proposta elaborada por estudantes do Ifal Rio Largo avança em desafio de Ciclo de Inovação
conteúdo

Notícias

Proposta elaborada por estudantes do Ifal Rio Largo avança em desafio de Ciclo de Inovação

Ambulante Legal é forte candidata ao financiamento de R$ 50 mil
por Jhonathan Pino publicado: 31/10/2023 12h31, última modificação: 31/10/2023 16h28

Fabricio Arcanjo, Gabriel Luiz, Helysson Daniel e Melrick Davison são os alunos do Campus Rio Largo que avançaram em desafio do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. A segunda colocação foi obtida pela equipe no 1º funil de seleção de competição, realizada no último dia 23, no Polo de Inovação do Jaraguá. No local, eles apresentaram a proposta de uma plataforma, o Ambulante Legal, que se vencedora, poderá ser financiada com o valor de R$ 50 mil.

O Ambulante Legal é uma proposta de software que tem intenção de auxiliar a gestão pública para o gerenciamento de ambulantes, como também facilitar a busca pelos serviços pela população em geral. A ideia foi desenvolvida com a orientação dos professores Clécio Santos, David Lima, Ricardo Ribeiro e Márcio Robério.

“O Ambulante Legal será usado pela gestão pública para gerenciar os ambulantes, determinando quais são as suas respectivas posições geográficas. Para isso, a prefeitura precisará realizar um estudo de quais pontos da cidade são adequados para o uso por ambulantes, levando em consideração a ausência de concorrência desleal com comerciantes locais, não prejuízo à locomoção de pedestres e veículos, identificação dos tipos de produtos e serviços ofertados em cada localização, planejamento para melhorar a segurança pública, etc.”, detalha Clécio.

O docente do Campus Rio Largo explica que após cadastrados na prefeitura da cidade, os ambulantes poderão usar o Ambulante Legal para divulgar os seus produtos e serviços à população.

“Por meio de um aplicativo, será possível cadastrar os itens comercializados, podendo, inclusive, divulgar os respectivos preços. Assim, a ‘Barraca de Seu José" (barraca fictícia), por exemplo, poderá divulgar que vende uva e morango, estando localizada próximo à Praça dos Martírios”, pontuou.

Ifal no Alagoas Roga Developer Experience

O Desafio de Inovação da Prefeitura de Maceió é parte do Alagoas Roga Developer Experience (RogaDX), realizado no Polo de Inovação do Jaraguá, entre os dias 6 e 7 de outubro e que contou com a participação de cerca de 200 discentes do Ifal.

Além do Campus Rio Largo, estudantes das unidades de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e São Miguel dos Campos estiveram presentes. Representando o Ifal, o professor Clécio,  que também  é Coordenador de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação, da Pró-reitoria de Ensino (Proen), comentou que o evento é o  maior encontro da comunidade tech do estado.

“Nossos discentes e docentes tiveram acesso a conteúdo de alta qualidade, capazes de impulsionar suas carreiras e enriquecer seu repertório técnico, além de participar de palestras inspiradoras com renomados especialistas da indústria. Explorar as mais recentes soluções tecnológicas. Conectar-se com profissionais de destaque e ampliar sua rede de contatos; Participar de workshops e aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas. Descobrir startups promissoras e suas ideias inovadoras. Trocar ideias e insights com pessoas apaixonadas por tecnologia, além de poder participar do code in the dark, que é uma batalha de front-end conhecida mundialmente”, enumerou.

O Ifal também contou com a participação de estudantes do projeto Construindo talentos para Olimpíadas de Química, orientado pela professora Elisangela Costa Santos. Eles foram selecionados para representar o Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio de Alagoas (PIBIC JR AL).