Notícias
Proposta elaborada por estudantes do Ifal Rio Largo avança em desafio de Ciclo de Inovação
Fabricio Arcanjo, Gabriel Luiz, Helysson Daniel e Melrick Davison são os alunos do Campus Rio Largo que avançaram em desafio do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. A segunda colocação foi obtida pela equipe no 1º funil de seleção de competição, realizada no último dia 23, no Polo de Inovação do Jaraguá. No local, eles apresentaram a proposta de uma plataforma, o Ambulante Legal, que se vencedora, poderá ser financiada com o valor de R$ 50 mil.
O Ambulante Legal é uma proposta de software que tem intenção de auxiliar a gestão pública para o gerenciamento de ambulantes, como também facilitar a busca pelos serviços pela população em geral. A ideia foi desenvolvida com a orientação dos professores Clécio Santos, David Lima, Ricardo Ribeiro e Márcio Robério.
“O Ambulante Legal será usado pela gestão pública para gerenciar os ambulantes, determinando quais são as suas respectivas posições geográficas. Para isso, a prefeitura precisará realizar um estudo de quais pontos da cidade são adequados para o uso por ambulantes, levando em consideração a ausência de concorrência desleal com comerciantes locais, não prejuízo à locomoção de pedestres e veículos, identificação dos tipos de produtos e serviços ofertados em cada localização, planejamento para melhorar a segurança pública, etc.”, detalha Clécio.
O docente do Campus Rio Largo explica que após cadastrados na prefeitura da cidade, os ambulantes poderão usar o Ambulante Legal para divulgar os seus produtos e serviços à população.
“Por meio de um aplicativo, será possível cadastrar os itens comercializados, podendo, inclusive, divulgar os respectivos preços. Assim, a ‘Barraca de Seu José" (barraca fictícia), por exemplo, poderá divulgar que vende uva e morango, estando localizada próximo à Praça dos Martírios”, pontuou.
Ifal no Alagoas Roga Developer Experience
O Desafio de Inovação da Prefeitura de Maceió é parte do Alagoas Roga Developer Experience (RogaDX), realizado no Polo de Inovação do Jaraguá, entre os dias 6 e 7 de outubro e que contou com a participação de cerca de 200 discentes do Ifal.
Além do Campus Rio Largo, estudantes das unidades de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e São Miguel dos Campos estiveram presentes. Representando o Ifal, o professor Clécio, que também é Coordenador de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação, da Pró-reitoria de Ensino (Proen), comentou que o evento é o maior encontro da comunidade tech do estado.
“Nossos discentes e docentes tiveram acesso a conteúdo de alta qualidade, capazes de impulsionar suas carreiras e enriquecer seu repertório técnico, além de participar de palestras inspiradoras com renomados especialistas da indústria. Explorar as mais recentes soluções tecnológicas. Conectar-se com profissionais de destaque e ampliar sua rede de contatos; Participar de workshops e aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas. Descobrir startups promissoras e suas ideias inovadoras. Trocar ideias e insights com pessoas apaixonadas por tecnologia, além de poder participar do code in the dark, que é uma batalha de front-end conhecida mundialmente”, enumerou.
O Ifal também contou com a participação de estudantes do projeto Construindo talentos para Olimpíadas de Química, orientado pela professora Elisangela Costa Santos. Eles foram selecionados para representar o Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio de Alagoas (PIBIC JR AL).