Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Projeto resgata jogos e brincadeiras das festas juninas no Campus Rio Largo

Projeto resgata jogos e brincadeiras das festas juninas no Campus Rio Largo

Atividade faz parte da disciplina de Educação Física

por Jhonathan Pino publicado: 13/06/2022 11h41, última modificação: 13/06/2022 14h06

Alunos do primeiro ano do ensino médio integrado em Informática, do Campus Rio Largo, realizaram no último sábado (11), as atividades finais do Projeto Junino Aspectos da Cultura Regional. No dia, os alunos ornamentaram a sala, se caracterizaram, realizaram um balaio, dançaram quadrilha, apresentaram dança da rainha e do rei do milho, além de outras atividades lúdicas, com o intuito de vivenciar os aspectos da cultura regional.Professor Maurício Ricardy busca regatar aspectos da cultura regional  com atividades.jpeg

O trabalho colaborativo faz parte da disciplina de Educação Física, ministrada pelo professor Maurício Ricardy, como forma de finalização das atividades de final do bimestre.

“Dentro do segundo bimestre há o conteúdo de Jogos e Brincadeiras e o conteúdo de Dança. Assim, durante todo o bimestre, os estudantes conheceram os tipos de jogos e brincadeiras, bem como elas são diferenciadas do esporte; dentro dos jogos, aprenderam ainda que existem competitivos e colaborativos. No conteúdo de dança, eles aprenderam sobre o contexto da dança na educação física, sendo componente da cultura corporal de movimento; viram a atuação da dança como atividade física aeróbica e ainda vivenciaram os diferentes folguedos de Alagoas. A partir daí, eles foram orientados a realizar o projeto, como atividade avaliativa do segundo bimestre”, pontuou.

Além de serem discutidos em sala de aula, alunos participaram de atividades lúdicas.jpegA iniciativa ainda serviu como forma de avaliação conjunta da turma, que recebeu nota 9,5. Segundo o professor, eles utilizaram o conhecimento adquirido ao longo dos últimos meses.

“Primeiro, a dimensão conceitual sobre jogos, brincadeiras, danças e cultura regional; depois, a dimensão procedimental, que é a parte prática, contribuindo para o aumento do repertório da cultura corporal de movimento; por fim, mas não menos importante, a dimensão atitudinal, na qual eles precisaram trabalhar colaborativamente, respeitando uns aos outros e buscando as habilidades de cada um no desenvolvimento das atividades do projeto, e ainda na questão da autoavaliação, na qual tiveram que ser críticos do próprio trabalho apresentando pontos positivos e negativos e se autoatribuindo uma nota”, explicou Maurício.