Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Projeto de pesquisa do Campus Rio Largo aprova artigo no CONNEPI 2016
conteúdo

Notícias

Projeto de pesquisa do Campus Rio Largo aprova artigo no CONNEPI 2016

publicado: 09/11/2016 10h24, última modificação: 09/11/2016 10h24

O trabalho realizado pela aluna Daniele Almeida sob a orientação do professor Leonardo Bruno obteve um artigo aceito para publicação no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). O CONNEPI é um evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas e conta com a participação de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O trabalho aprovado, intitulado de “A UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS DE AUXÍLIO À LOCOMOÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS”, tem o intuito de contribuir na inclusão social de pessoas com deficiência visual, visando facilitar sua independência e segurança de locomoção uma bengala eletrônica e um óculos adaptado com sensores são propostos. A bengala eletrônica é composta por dois sensores de ultrassom que permitem a detecção de obstáculos terrestres e também acima da linha da cintura do usuário, com alcance de detecção de até 1 metro, e informa a presença destes ao usuário através de alarmes sonoros e táteis. Os óculos dispõem de apenas um sensor de ultrassom e opera de maneira semelhante a bengala para obstáculos posicionados à frente da cabeça do usuário.