Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Professora do Campus Rio Largo retorna às atividades após capacitação nos Estados Unidos

publicado: 08/05/2017 16h13, última modificação: 08/05/2017 16h13

Depois de dois meses, a professora de Inglês Marici Lopes, do Campus Rio Largo, retornou as atividades em abril. Entre 17 janeiro e 17 de março ela estava participando de uma capacitação, que reuniu 74 professores da Rede Federal, na Northern Virgínia Community College, universidade localizada na cidade de Woodbridge, Estados Unidos.

Uma peculiaridade da instituição norte-americana é uma parte dos estudantes não tem a língua inglesa como materna e por isso a aprendem durante o transcorrer dos cursos. Ali, os docentes visitantes puderam observar e auxiliar os professores da universidade no uso de metodologias de ensino do inglês como segunda língua.

Para Marici, para trazer o modelo para o Ifal, o desafio seria adaptar aquelas metodologias utilizadas sobre alunos imersos na língua inglesa ao ensino de língua estrangeira dos alunos dos institutos federais. Por isso, os docentes que estiveram na universidade americana planejam a criação de uma Associação dos professores de língua inglesa dos Institutos Federais e de uma publicação em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG).

Já em Rio Largo, Marici pretende oferecer um curso de extensão para professores de Inglês da rede estadual e municipal de Rio Largo, para compartilhar os conhecimentos adquiridos na capacitação.

"Foi uma experiência sem igual, de enriquecimento inigualável. O ganho não foi só na língua inglesa, mas a experiência de conhecer outras pessoas do mundo, pois tinha professores nativos e não nativos, além da rede de colaboração que se formou, foram 74 professores da Rede Federal, incluindo o Cefet e o Colégio Dom Pedro II. Agradeço muito ao Ifal por ter me liberado, pois nunca tinha tido uma experiência no exterior." lembrou a docente.