Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Pesquisa para deficientes visuais é tema de trabalho apresentado no Connepi 2016
conteúdo

Notícias

Pesquisa para deficientes visuais é tema de trabalho apresentado no Connepi 2016

publicado: 16/12/2016 15h14, última modificação: 16/12/2016 15h18

A aluna Daniele Almeida, do curso de informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Rio Largo, apresentou seu projeto de pesquisa intitulado “A utilização do arduino no desenvolvimento de equipamentos de auxílio à locomoção para deficientes visuais”, no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que aconteceu de 6 a 9 de dezembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

O estudo é orientado pelo professor Leonardo Bruno (Doutor em Engenharia Eletrônica) e tem por objetivo contribuir na inclusão social de pessoas com deficiência visual, visando facilitar sua independência e segurança de locomoção através de equipamentos. “Funciona como uma bengala eletrônica e um óculos adaptado com sensores, ambos capazes de detectar obstáculos no trajeto do usuário e alertá-lo através de alarmes sonoros e táteis”, explicou a aluna no evento.

Durante o congresso, a aluna teve a oportunidade também de conhecer diversos outros trabalhos desenvolvidos em instituições de todo o Brasil, o que foi bastante enriquecedor. Segundo a aluna, “Foi gratificante participar e expor meu projeto em um evento de grande porte e socializar os resultados da pesquisa que visa contribuir na inclusão social de pessoas com deficiência visual. Eu também pude por em prática alguns conhecimentos adquiridos durante o curso”.