Notícias
Roda de conversa e palestras marcaram o Setembro Amarelo no Ifal Rio Largo
Professora Delza Gitaí foi uma das palestrantes da campanha do Ifal Rio Largo
O Ifal Campus Rio largo realizou, no mês passado, atividades referentes ao Setembro Amarelo com uma Roda de Conversa, no dia 23/9 sobre o tema Ansiedade que contou com a participação da médica-psiquiatra Luiza Andrade da Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestra e doutoranda em Hebiatria. A convidade expôs a temática ao explicar para estudantes e servidores os sintomas, as formas de controle e a necessidade de busca de ajuda quando for necessário.Durante a palestra, a médica relacionou o uso excessivo de telas e a implicação desta prática na saúde mental.A atividade foi promovida pelo Setor de Enfermagem do campus.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
No dia 24/9, a atividade teve sequência no período da manhã com a participação de Carlos Souza, Delza Gitaí e Andresa Alves, profissionais no Centro de Valorização da Vida (CVV). Neste período foi abordado sobre a prevenção do suicídio, a necessidade de cuidado de saúde mental, de estar atento ao indivíduo em sofrimento mental, sem qualquer tipo de julgamento, e a importância de acolher o outro.Foram oferecidas informações sobre a importância do serviço ofertado pelo CVV e os seus canais de comunicação, como o número 188 e o chat. Estudantes e professores também se engajaram na atividade através de uma exposição silenciosa sobre sentimentos, apresentação de teatro e recitação de poemas.
.Nesse dia, a campanha foi finalizada com um abraço coletivo para praticar o afeto e o acolhimento uns aos outros.
