Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Roda de conversa e palestras marcaram o Setembro Amarelo no Ifal Rio Largo
conteúdo

Notícias

Roda de conversa e palestras marcaram o Setembro Amarelo no Ifal Rio Largo

publicado: 01/10/2025 13h43, última modificação: 01/10/2025 13h43
Exibir carrossel de imagens Professora Delza Gitaí foi uma das palestrantes da campanha do Ifal Rio Largo

Professora Delza Gitaí foi uma das palestrantes da campanha do Ifal Rio Largo

O Ifal Campus Rio largo realizou, no mês passado, atividades referentes ao Setembro Amarelo com uma Roda de Conversa, no dia 23/9 sobre o tema Ansiedade que contou com a participação da médica-psiquiatra Luiza Andrade da Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestra e doutoranda em Hebiatria. A convidade expôs a temática ao explicar para estudantes e servidores os sintomas, as  formas de controle e a necessidade de busca de ajuda quando for necessário.Durante a palestra, a médica relacionou o uso excessivo de telas e a implicação desta prática na saúde mental.A atividade foi promovida pelo Setor de Enfermagem do campus.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

No dia 24/9, a atividade teve sequência no período da manhã  com a  participação de Carlos Souza, Delza Gitaí e Andresa Alves, profissionais no Centro de Valorização da Vida (CVV). Neste período foi abordado sobre a prevenção do suicídio, a necessidade de cuidado de saúde mental, de estar atento ao indivíduo em sofrimento mental, sem qualquer tipo de julgamento, e a importância de acolher o outro.Foram oferecidas informações sobre a  importância do serviço ofertado pelo CVV e os seus canais de comunicação, como o número 188 e o chat. Estudantes e professores também se engajaram na atividade através de uma exposição silenciosa sobre sentimentos, apresentação de teatro e recitação de poemas. 

.Nesse dia, a campanha  foi finalizada com um abraço coletivo para praticar o afeto e o acolhimento uns aos outros.