Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Ifal Rio Largo promove "Seminários Temáticos" para alunos do campus

Ifal Rio Largo promove "Seminários Temáticos" para alunos do campus

publicado: 17/10/2016 10h03, última modificação: 17/10/2016 14h51
Exibir carrossel de imagens Priscylla Maria da Silva Sousa

Nos dias 04 e 05 de outubro, foi realizado o evento “Seminários Temáticos” pelo Instituto Federal de Alagoas em Rio Largo. O evento foi realizado no auditório da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contou com a presença de todos os alunos do campus.

Na abertura, o aluno José Ildo apresentou seu projeto de extensão de ensino de informática básica em uma escola pública e conversou com os novos estudantes sobre sua experiência como bolsista de extensão. Em seguida, uma palestra foi ministrada pela professora do campus Rio Largo, Priscylla Silva, que abordou a importância da participação dos alunos em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão. Em seguida, o professor Marcílio Ferreira, do campus Maceió, palestrou sobre o impacto na sociedade dos projetos de pesquisa e extensão na área de informática do Campus Maceió, em especial sobre os projetos coordenados por ele: Doe+ e Smart SAMU.

O segundo dia do evento teve início com a palestra do analista de sistemas Wilson dos Santos sobre Big Data e o uso de mineração de dados em órgãos públicos da cidade de Maceió. Na sequência, a professora Eliana Almeida, da Ufal, ministrou uma palestra sobre Mulheres na Computação, falando sobre a diferença no comportamento de homens e mulheres na área de tecnologia, além de apresentar exemplos de grandes mulheres que contribuíram para o avanço da ciência. Em seguida, Uziel Barbosa, sócio-fundador da Doity, empresa startup alagoana, palestrou sobre a história da Doity, desde o seu surgimento como uma ideia para uma disciplina da graduação até hoje, onde a empresa já possui usuários em todos os estados do Brasil. Para encerrar o dia, o professor Fernando Kenji, do campus Maceió, ministrou uma palestra sobre a importância do aprendizado de programação hoje em dia, apresentando dicas e sugestões para os alunos que desejam aprender a programação.

O aluno Luiz dos Santos, do segundo módulo do curso de redes de computadores, demonstrou satisfação em participar do evento, em especial dos palestrantes que “falaram com propriedade sobre muitos temas que eles não teriam acesso em sala de aula”. Thayna Bezerra e Silvânia Santos , alunas concluintes do curso de redes de computadores, gostaram dos temas abordados nas palestras. “As palestras ajudam a ampliar nosso conhecimento na área e melhorar nossa autoestima no curso”, disse Silvânia. Para Thainá, as palestras foram de grande incentivo, “assistiria o dia inteiro de palestras se tivesse”, disse. Para todos os entrevistados, uma palestra em especial chamou a atenção: a ministrada pela professora Eliana, sobre Mulheres na Computação. “As mulheres têm medo e se retraem nessa área e a palestra levantou a autoestima das meninas para seguir na área, hoje eu sei que posso crescer se eu praticar, não desistir e persistir”, disse Silvânia.