Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Ifal Rio Largo participa do 14º Encontro Científico Cultural de Alagoas

Ifal Rio Largo participa do 14º Encontro Científico Cultural de Alagoas

Alunos da unidade apresentaram trabalhos no terceiro dia do evento
publicado: 01/10/2024 09h48, última modificação: 24/10/2024 10h08

Por Laís Marques, estagiária de Jornalismo*

Vinte alunos do curso técnico integrado ao ensino médio de Informática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Rio Largo, participaram do 14º Encontro Científico Cultural de Alagoas (ENCCULT). O evento ocorreu entre os dias 24 e 27 de setembro, de forma híbrida, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Campus Arapiraca.

Com o objetivo de fomentar discussões científicas no âmbito interdisciplinar, o encontro teve como tema “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social” e reuniu pesquisadores de diversas instituições, abrangendo debates em níveis local, regional, nacional e internacional. Dividido em 13 Grupos de Trabalhos (GTs), o evento contou também com mesas redondas, palestras, conferências, minicursos e apresentações de trabalhos.Grupo apresentou o trabalho Análise discursiva sobre problemas olímpicos de Matemática.jpg

Entre os presentes, alunos do Campus Rio Largo apresentaram quatro comunicações orais no GT 7, representando o grupo de pesquisa de Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória, sob a liderança do professor da unidade, Edel Alexandre Pontes, no qual puderam explorar a intersecção entre matemática e tecnologia da informação, através dos seguintes temas:

1.       Análise discursiva sobre problemas olímpicos de Matemática, com participação dos alunos Helysson Daniel Ferreira da Silva,  Ana Leticia Gomes de Araújo, Ellen Jaiany dos Santos Viana,  Adonai Roberto de Oliveira Narciso, Miguel Andrade Moura e do professor Edel.Grupo apresentou trabalho O emprego de jogos matemáticos como ferramenta educacional lúdica no ato de ensinar e aprender Matemática.jpg
2.       O emprego de jogos matemáticos como ferramenta educacional lúdica no ato de ensinar e aprender Matemática, com participação dos alunos Emilly Gabriely Tavares de Mello, Iran Santana Batista Filho,  Cláudio Alberto Henrique Marques, Eduardo Caio da Silva, Adriely Almeida Rodrigues e do professor Edel.

3.       Estudo descritivo de Problemas Olímpicos sobre circunferências, com a participação de Matheus dos Santos Luna, Elijamerson Lourenço dos Santos, Givanildo Lourenço de Farias, Guilherme Henrique de Lima, Gabriel Felipe da Silva Santos, e do professor Edel.Grupo apresentou o trabalho Estudo descritivo de Problemas Olímpicos sobre circunferências.jpg

4.       Códigos usuais em Funções Polinomiais como ferramenta educacional no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com a participação de Vitor Gabriel da Silva Santos,  Ricardo Menezes Almeida dos Santos,  Marya Clara Moreira Rodrigues de Moraes,  Shara Raiane da Silva Santos Maria Paula Ferreira Lins, e do professor Edel.

O professor Edel Alexandre Pontes ainda participou da palestra de abertura do Grupo de Trabalho, “Construindo pontes entre a Matemática, as representações sociais e a gestão escolar para a aprendizagem significativa dos estudantes”, em conjunto com a professora Natércia Lopes, da Uneal.

“As apresentações demonstraram o talento e o conhecimento adquirido pelos alunos, e também trouxeram novas perspectivas e práticas que enriquecem o ensino da disciplina e demonstram a importância da pesquisa e da interdisciplinaridade. O evento proporcionou a oportunidade de interação entre os discentes e profissionais da área, permitindo a troca de experiências e conhecimento referentes a matemática na tecnologia, além de ter sido de grande importância para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional desses estudantes”, comentou Edel.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista