Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Ifal marca presença no 10º Congresso Internacional da ANPTECRE 2025 com pesquisa sobre religião e inteligência artificial
conteúdo

Notícias

Ifal marca presença no 10º Congresso Internacional da ANPTECRE 2025 com pesquisa sobre religião e inteligência artificial

publicado: 13/10/2025 09h54, última modificação: 13/10/2025 09h55
Exibir carrossel de imagens Professor Hugo Brandão representou o Ifal no evento científico

Professor Hugo Brandão representou o Ifal no evento científico

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) esteve representado em um dos mais importantes encontros acadêmicos da área de Ciências da Religião no Brasil e no mundo que foi o 10º Congresso Internacional da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências da Religião (ANPTECRE), realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os dias 23 a 26 de setembro. O Ifal foi representado pelo professor Hugo Brandão, docente do Campus Rio Largo e coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Religião e Ensino Religioso no Campus Benedito Bentes, líder do Núcleo de Estudos da Religião, Educação e Sociedade (NERES) e orientador do projeto de iniciação científica (PIBIC 2025/2026) que foi acompanhado das estudantes Kamilly Verçosa e Luna Elara, bolsistas de iniciação científica.

Brandão apresentou o trabalho “Inteligências Artificiais e a Religião Pós-Moderna: diálogos e conflitos emergentes”, fruto das pesquisas em andamento no âmbito do no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica( PIBIC/Ifal) - 2025/2026, bem como das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa CNPq do Ifal: Núcleo de Estudos da Religião, Educação e Sociedade (NERES), ao qual o projeto de PIBIC é vinculado, contando com financiamento e apoio institucional garantidos pelo IFAL

A apresentação destacou como as transformações tecnológicas e os avanços da inteligência artificial impactam as formas contemporâneas de vivência e interpretação da religião, gerando novos cenários de diálogo, mas também de tensões. O estudo, desenvolvido com rigor científico no Campus Rio Largo, evidencia o papel do Ifal como espaço de produção de conhecimento crítico e inovador.

Para o professor Hugo Brandão, a participação no congresso foi “um momento estratégico de inserção do Ifal nos debates mais atuais das Ciências da Religião,  que reafirma  o compromisso institucional com a pesquisa científica de excelência e com o intercâmbio de saberes que fortalecem a formação acadêmica”.

O docente enfatizou ainda que a presença das alunas Kamilly e Luna foi, igualmente. marcante visto que, além de acompanharem a exposição do objeto de pesquisa, ambas participaram, ativamente, de mesas, debates e diálogos com pesquisadores de diversas instituições, ampliando suas perspectivas acadêmicas e fortalecendo a base teórica que subsidiará a continuidade dos estudos. Essa vivência é um passo essencial para sua formação enquanto jovens pesquisadoras, estimulando o protagonismo feminino na ciência e reforçando o compromisso do Ifal com a formação integral de seus estudantes.

Hugo Brandão ressaltou ainda que, durante o evento, o Ifal também foi reconhecido pela valorização e incentivo à participação estudantil em eventos científicos de grande relevância, assegurando o custeio da viagem e fortalecendo sua missão social de democratizar o acesso à pesquisa e fomentar o desenvolvimento acadêmico. “Essa política institucional não apenas possibilita a divulgação da produção científica do Ifal, em nível nacional e internacional, como também promove oportunidades únicas de crescimento para estudantes e docentes”, destacou.