Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Estudantes do Campus Rio Largo vão à Arapiraca disputar torneio de Sumô de Robôs

Depois dos títulos nos últimos campeonatos, equipe de robótica do campus viaja para o torneio com expectativas de mais vitórias.

Depois de vencer os dois últimos torneios que participou, com seus robôs Bob Lee e Jack, a equipe guarda a expectativa de mais uma boa participação, sob a supervisão dos professores Priscylla Maria da Silva e Leonardo Bruno Medeiros.
publicado: 26/12/2017 15h24, última modificação: 26/12/2017 15h24

No dia 27 de dezembro, às 9h, a equipe de robótica do campus Rio Largo irá participar de mais uma competição. Desta vez, em Arapiraca, na terceira edição do campeonato organizado pelo IFAL, na cidade.

Conversamos com a equipe composta pelos alunos do campus Rio Largo Janaina Rodrigues, Ana Kelly, Genilson Felismino, José Matias, José Raniel, Katiúcia Wanessa, Edvaldo de Almeida e Igor Santana. Os estudantes falaram da experiência no projeto e das perspectivas da equipe.

Troféus

Confira a entrevista:

Quando começou o projeto?

Igor: a primeira competição foi realizada no mês de julho, mas o planejamento da equipe já vem desde Maio.

De quantas competições vocês já participaram?

Igor: Três. Arapiraca, Maceió e Pernambuco.

Como foi participar dessas competições?

Ana Kelly: Na primeira competição, em Arapiraca, saímos como invictos no primeiro dia. Mas nós não modificamos nossos robôs pra o segundo dia, e as outras equipes modificaram bastante. A gente acabou perdendo.

Depois teve uma competição aqui em Maceió, não é?

Ana Kelly: Aí foi massa! (Risos)

Edvaldo: Pra Maceió a gente se preparou bastante. A gente conhecia melhor como funcionava o torneio e se organizou melhor. Nosso robô foi confeccionado todo aqui no campus. Não foi somente um fator que fez a gente ganhar. Foram detalhes, em que cada um dos membros da equipe colaborou.

E o último torneio foi o de Recife?

José Raniel: Em Pernambuco não foi uma competição tão grande. Tinham só quatro competidores na nossa categoria. Por isso, só tinha premiação para o primeiro e o segundo lugar. E nós conseguimos a primeira e segunda colocação no campeonato.

Deixando um pouco dos torneios de lado, o que vocês acham da experiência que estão tendo com a robótica nesse projeto?

José Raniel: O conhecimento que a gente ganha é muito grande. Num curso de informática, aprender as coisas de eletrônica, já é uma coisa que a gente não esperava, né? Já é uma coisa a mais na nossa formação.

Katiúcia: A gente aprende outra linguagem, mexe com eletrônica e usa muito a criatividade e o raciocínio lógico. Então estimula a gente a expandir o nosso conhecimento.

Igor: Outra coisa importante em relação a isso, é que somos uma equipe. A gente aprende a trabalhar em equipe. A gente cria um senso de responsabilidade, aparende a colaborar. É uma coisa que a gente tem aprendido.

Ana Kelly: Sem falar que nós somos duas equipes quando estamos competindo, mas aqui nós compartilhamos conhecimento, independente da competição.

Edvaldo: A robótica em si também expandiu e abriu bastante a nossa mente. Não estamos mais limitado à área de programação. A robótica apresentou outra área de conhecimento pra a gente.

Quais são as perspectivas de vocês, agora?

Edvaldo: A gente tem em vista agora o torneio de Arapiraca. Estamos bastante confiantes, mas vamos nos preparar um pouco mais, porque os dois troféus recentes já estão trazendo um peso em nossas costas.

Vocês estão visados pelas outras equipes?

Edvaldo: É, estamos bastante visados. Já ouvimos rumores que ninguém quer perder mais pra a gente e que a gente que tem que perder agora. A gente tá se preparando mais, modificando os robôs. E além disso a gente tem a expectativa de ajudar a desenvolver um circuito estatual dos campi do IFAL.

Alunos