Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Egresso destaca Ifal como divisor de águas na direção para a vida profissional
conteúdo

Notícias

Egresso destaca Ifal como divisor de águas na direção para a vida profissional

Gabriel Luiz relembra momento marcantes como aluno do Campus Rio Largo

publicado: 22/04/2025 11h02, última modificação: 22/04/2025 11h02
Exibir carrossel de imagens Gabriel Luiz: ".É um aprendizado que eu vou levar para a vida,  até porque  não imaginava que seria isto tudo".

Gabriel Luiz: ".É um aprendizado que eu vou levar para a vida, até porque não imaginava que seria isto tudo".

Os egressos de cursos técnicos são personagens emblemáticos na sociedade, representando a transição de uma fase de aprendizado para o mercado de trabalho. Ao se formarem, esses estudantes não apenas obtêm um diploma, mas também carregam consigo uma bagagem rica em experiências, desafios e memórias que moldaram suas trajetórias. O ensino público, gratuito e de qualidade ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também traz ao egresso uma remontagem do tempo não só  para  enxergar  de longe o futuro, mas  acionar o retrovisor para perceber o quanto foi difícil alcançar a ascensão profissional .Um dos  estudantes pioneiros do curso técnico integrado em Informática, Gabriel Luiz, hoje técnico em Informática e futuro engenheiro de energia avalia sua passagem pelo Campus Rio Largo como “um divisor de águas” em sua vida estudantil.

-O Ifal me fez crescer como técnico, profissional e como pessoa. Apesar da estrutura pequena o que não faltou foi aprendizado.Há escola  que tem estrutura muito maior, mas não repassa essa riqueza de conhecimentos.É um aprendizado que eu vou levar para a vida,  até porque  não imaginava que seria isto tudo, declarou Gabriel Luiz,  que concluiu o curso técnico em Informática no final de 2024.

A trajetória do discente no campus demonstra a amplitude de conhecimentos adquiridos  nos três anos de estudos. Gabriel Luiz foi o primeiro aluno de Flexeiras (município  localizado a 43 km de Rio Largo) e o desempenho estudantil acabou atraindo jovens da mesma cidade para a unidade do Ifal na região metropolitana de Maceió.

No primeiro ano de curso, Gabriel Luiz tornou-se monitor da própria turma na disciplina de Física. No ano seguinte foi  monitor de Matemática  para duas turmas, além de compor um grupo de pesquisa de Robótica pelo qual participou de  várias olimpíadas. “No ano passado nossa equipe passou da etapa estadual para a nacional e  ficou entre as cinco melhores do país na Olimpíada de Robótica.Todo esse empenho me garantiu uma bolsa de estudos, porém não pude utilizar por estar concluindo o curso”, explicou.

 Um dos feitos mais importantes em sua passagem como aluno do Campus Rio Largo ocorreu durante a participação, com mais três  colegas, no desenvolvimento de um software denominado “Ambulante Legal” , ocasião em que participaram do  1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, organizado pela prefeitura da capital. Foram várias empresas renomadas participando e nós do ensino médio competindo. Passamos por vários filtros e chegamos à terceira filtragem, vencendo concorrentes estaduais e nacionais”, afirmou Gabriel Luiz.

O Ambulante Legal foi  uma proposta de software que teve intenção de auxiliar a gestão pública para o gerenciamento de ambulantes, como também facilitar a busca pelos serviços pela população em geral. A ideia foi desenvolvida com a orientação dos professores Clécio Santos, David Lima, Ricardo Ribeiro e Márcio Robério. Gabriel Luiz que também venceu o concurso de logomarcas do Napnes do campus em uma disputa interna com 32 propostas.

Além da área de Robótica, o discente conquistou medalhas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Geografia. “O Ifal Rio Largo me  fez abrir muitas portas que não teria condições de abrir se estivesse em outra escola. Só tenho coisas boas para falar de um aprendizado que vou levar para o resto da vida”, ressaltou Gabriel Luiz.