Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Comissão do PDI do Ifal Rio Largo faz visitas às instalações federais da Paraíba e Pernambuco

Intenção foi conhecer os cursos de nível superior ofertados pelas instituições
por Jhonathan Pino publicado: 27/11/2023 09h28, última modificação: 05/12/2023 12h27

Um grupo da Comissão Local do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do campus Rio Largo realizou nos últimos dias 16 e 17 de novembro uma série de visitas às unidades do Instituto Federal de Pernambuco, (IFPE), e da Universidade Federal de Pernambuco, ambas em Recife, ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade homônimas. O objetivo da visita foi verificar os principais cursos de nível superior que essas instituições oferecem, na área de Tecnologia e Informação.Representantes do Ifal no Centro de Informática UFPE.JPG

O grupo foi composto pelo Diretor Geral do campus Rio Largo, Edel Alexandre, pela Diretora de Ensino Tamara Bastos, pelo Coordenador do Curso Técnico Integrado em Informática Márcio Robério, pelo professor Glauber Ferreira e pelo professor Clécio Santos, que é Coordenador de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação no Departamento de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino.

Em Pernambuco, foi realizada inicialmente a visita ao IFPE, recepcionada pelo professor Vilmar Nepomuceno. Foram apresentadas as salas de aula, os laboratórios de informática e demais estruturas usadas no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Instalações do Centro de Informática UFPE.JPGNa UFPE, a recepção foi realizada pelo professor Robson Fidalgo, que mostrou a infraestrutura do Centro de Informática (Cin), uma unidade acadêmica que é responsável pelos cursos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

Na Paraíba a visita foi realizada primeiramente no IFPB campus Campina Grande, com a recepção do professor Henrique Cunha, coordenador do curso de Engenharia da Computação. Ele apresentou os diversos projetos realizados pelos professores e estudantes, além enfatizar a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento com êxito das atividades no curso.Professores conversam com O professor Vilmar Nepomucenocurso no IFPE.JPG

Ainda em Campina Grande o grupo visitou a UFCG, com recepção do professor Dalton Serey, coordenador do curso de graduação em Ciência da Computação. O docente detalhou para o grupo como o campus Campina Grande vem tendo grande êxito com os resultados dos egressos no mundo acadêmico, assim como no mundo do trabalho, e destacou como é importante o processo de estruturação de um curso de nível superior centrado nas necessidades dos estudantes e também da comunidade.

“Vale ressaltar que a UFPE e a UFCG são referências em tecnologia a nível nacional. A visita a essas duas instituições serviu como inspiração para os visitantes refletirem sobre os próximos anos do Campus Rio Largo, de modo que se torne um centro de referência em tecnologia no estado de Alagoas”, enfatizou Clécio Santos.