Notícias
Campus Rio Largo realiza aula inaugural do programa Partiu IF

Alunos do 9º ano de escolas de municípios da região metropolitana são recepcionados pela direção do Campus Rio Largo
O campus Rio Largo do Instituto federal de Alagoas (Ifal) recebeu, na tarde de quarta-feira (7/4) estudantes inscritos no programa Partiu IF que tem como objetivo ofertar um curso preparatório para alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, como forma de ampliar a oportunidade de ingressar nos cursos técnicos ofertados pelo Ifal.Cerca de 40 classificados das cidades de Rio Largo, Messias e Flexeiras participaram da solenidade que ocorreu na área externa da unidade de ensino.
Os alunos foram recepcionados pelo diretor geral Edel Alexandre, pela coordenadora pedagógica do campus, Fabrícia Carla Albuquerque e pela coordenadora do programa no Ifal Rio Largo, Lidiane Lira. Da seleção participaram cerca de 150 candidatos e 40 foram selecionados e compareceram a aula inaugural acompanhados dos pais, mães e responsáveis.
Além dos professores selecionados para lecionarem no Partiu IF- Rio Largo, os classificados serão assistidos por três discentes do campus que atuam como monitores. “Esses alunos que, hoje são monitores chegaram aqui nas mesmas condições que vocês.Participaram de todos os programas de incentivo que o Ifal oferece: vários projetos de pesquisas e de extensão, artigos científicos em revistas nacionais, medalhas em olimpíadas de disciplinas e, hoje eles estão preparados para seguir crescendo, profissionalmente e, quem sabe, um dia voltar como professor desta instituição”, declarou o diretor Edel Alexandre.
Durante a recepção, toda equipe diretiva do Campus Rio Largo foi apresentada aos estudantes do ensino fundamental e familiares. Em seguida, todos foram deslocados para a sala de aula para receberem as instruções sobre a programação do curso preparatório.Eles receberão durante o período de seis meses (até novembro) atividades de reforço escolas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, componentes curriculares aplicados durante o processo seletivo do Ifal. Os estudantes também são contemplados com uma bolsa mensal de R$ 200, como ajuda de custo. A carga horária será de 320 horas. Além de professores, os alunos terão o apoio pedagógico de psicólogo, assistente social e pedagogo.