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Ação interdisciplinar estimula alunos do Ifal Rio Largo à leitura e oralidade de artigos científicos de língua inglesa

publicado: 14/08/2025 16h47, última modificação: 14/08/2025 16h47
Exibir carrossel de imagens Professores Marici Lopes (Língua Inglesa) e Jonathas Matias (Física) estimulam a leitura e apresentação de artigos científicos na área de Física e escritos em  inglês

Professores Marici Lopes (Língua Inglesa) e Jonathas Matias (Física) estimulam a leitura e apresentação de artigos científicos na área de Física e escritos em inglês

Os professores  do Ifal Rio Largo, Marici Lopes (Língua Inglesa) e Jonathas Matias (Física) têm desenvolvido uma atividade  interdisciplinar  ao estimularem os alunos do primeiro ano do curso técnico em Informática - integrado ao ensino médio  - a transporem a barreira da língua estrangeira e terem acesso a artigos científicos de revistas internacionais de grande impacto e alcance.

Diferentes artigos científicos são apresentados aos estudantes que escolhem o tema de interesse para apresentarem em sala aos demais colegas, desenvolvendo  a leitura e  a oralidade tanto em inglês quanto em português.Os estudantes Tiago Lins e Louise Victoria expuseram aos colegas, com extrema desenvoltura e segurança, os artigos  de divulgação científica intitulados Functional fibers redefine wearables (Fibras funcionais redefinem os wearables) e Thermoradiactive Photovoltaics (Fotovoltaica Termorradiativa), ambos da revista Optics & Photonics News (Optica).

A professora de Língua Inglesa, Marici Lopes afirmou que “ acompanhar a evolução das ciências e do mundo tecnológico é, extremamente, importante para a formação dos jovens estudantes, pois desenvolve senso crítico, evita a propagação de informações falsas e motiva a traçar planos para o futuro”. A docente ressalta que a escola é o local ideal para orientar este processo e acompanhar o desenvolvimento dos jovens investigadores. 

Segundo a professora,  a linguagem oficial das comunicações científicas é o inglês e, por vezes, isto se torna uma barreira para a obtenção de novas informações e o acompanhamento do desenvolvimento científico de ponta, dificultando a disseminação de informações confiáveis.

Os professores idealizadores da atividade avaliam que os resultados têm sido muito proveitosos, o que estimula a outros  estudantes  a se dedicarem à leitura e à apresentação de outros artigos.”Eles mostram-se animados ao descobrirem como a ciência tem aplicado seus conhecimentos em tecnologias inteligentes e úteis”, destacou Marici Lopes.