Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > VI Semtecc inicia, nesta terça, e programação diversificada segue até o dia 7

VI Semtecc inicia, nesta terça, e programação diversificada segue até o dia 7

Palestras, minicursos, oficinas, salas temáticas, exposição de trabalhos e festival de arte movimentam o campus nesta Semtecc

publicado: 05/12/2018 10h36, última modificação: 05/12/2018 10h36

A VI Semtecc teve início na tarde desta terça-feira (4), no auditório do campus Piranhas, com a presença de estudantes do Ifal Piranhas e de outros campi, além da comunidade externa. Quem iniciou a cerimônia de abertura foi o Coral do Ifal Murici, regido pelo docente André Bonfim, que trouxe, na maior parte do repertório, músicas de compositores nordestinos. Com o tema "O SERtanejo: desafios tecnológicos e a identidade de um povo", a Semana Tecnológica e Cultural do Ifal Piranhas coloca o sertanejo, seus desafios e identidade em pauta. E foi na figura do pescador, profissão tradicional nos municípios que beiram o Rio São Francisco, que a primeira palestra evento focou.

A professora Suana Medeiro Silva da Ufal – campus Sertão e o pesquisador José Ignácio Vega Fernandez da UFPE conduziram a discussão sobre pesca artesanal e aquicultura no sertão: trabalho, território e conflitos. Eles fizeram uma contextualização histórica da pesca artesanal no sertão até o momento atual, mostrando quem é o pescador artesanal, como se dá seu trabalho, como ele é visto pela sociedade e que conflitos ele enfrenta em seu território.Coral do Ifal Murici

Para fechar a programação de abertura, o evento contou com a dança e performance teatral do grupo de xaxado Estrelas do Sertão, composto por alunos do campus e pessoas da comunidade da externa. Vestidos de cangaceiros e trazendo representações históricas e culturais da região, o grupo de xaxado fechou com chave de ouro a programação do primeiro dia de Semtecc. Infelizmente, os minicursos previstos para a noite foram adiados por causa da chuva forte e queda de energia na cidade.

A programação acadêmica segue até quinta-feira com as salas temáticas: O uso da tecnologia para o avanço da topografia e do geoprocessamento; Vivenciando as necessidades educacionais específicas (Diversificada? NAPNE), Aventura do conhecimento; Jogos matemáticos: práticas, táticas e estratégias; A agroindústria do leite e derivados; Lixo e Grupo de Xaxado Estrelas do Sertãomeio ambiente; Energia limpa: conceito, fontes e sua importância; Censurada e Agroecologia. Além de 14 oficinas e 8 minicursos, passando por diversas áreas do saber e a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, onde os alunos apresentarão os projetos desenvolvidos ao longo do ano. A semana terminará com o Festival de Cultura e Arte, na sexta-feira, que receberá apresentações artísticas, individuais e em grupo, dos alunos da casa, de outras escolas da região e outros campi do Ifal.