Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Vamos falar sobre depressão?

Vamos falar sobre depressão?

Evento motivado por discussão em sala de aula e frequentes queixas de alunos discutirá depressão e outros transtornos psíquicos

publicado: 08/05/2018 16h40, última modificação: 10/05/2018 13h14

No dia 16 de maio, os alunos do Ifal Piranhas terão um momento de reflexão com palestras, apresentações de teatro, música e debates sobre uma doença que tem atingindo muitos jovens em todo o mundo: a depressão. A ideia do evento surgiu da necessidade de se discutir o tema, reconhecida pelos próprios alunos, após realizarem um trabalho sobre depressão para a disciplina de Biologia. O evento vai acontecer no auditório do campus e terá como público alunos, seus pais e a comunidade externa, para qual foram disponibilizadas 60 vagas. As inscrições, para quem não for aluno do Ifal, podem ser feitas através deste link (https://doity.com.br/vamos-falar-sobre-depressao).

A professora Daniele Maciel, ao trabalhar o assunto sistema nervoso com os alunos do terceiro ano de Agroindústria, solicitou que eles fizessem uma pesquisa sobre depressão para discussão na aula seguinte. Os alunos se envolveram tanto com a discussão que, junto com a professora, tiveram a ideia de ampliar o bate-papo para outros discentes do campus, através de um evento. A proposta foi abraçada por outros professores e pela equipe de assistência estudantil que também reconheciam a necessidade de tratar desse assunto entre a comunidade acadêmica, devido às frequentes queixas dos alunos sobre ansiedade, desânimo, tristeza e pânico.

Na programação, o evento “Vamos falar sobre depressão?” contará com a palestra da psicóloga Fernanda Ribas sobre transtornos psicológicos em geral e do fisioterapeuta Ahyas Sydcley, que falará sobre a relação da depressão com as questões de gênero. A nutricionista do campus, Raíza Pinheiro, tratará da relação da depressão com a alimentação e os alunos do terceiro ano contribuirão com uma abordagem lúdica do assunto, através de uma apresentação musical e uma peça. Eles também prepararam caixas que foram colocadas no auditório e próximo à sala do setor de saúde, onde alunos e servidores podem deixar seus depoimentos, textos, poemas sobre o tema. Estes, serão lidos durante o evento.

Segundo Daniele, desde que começou suas atividades como docente no campus, o tema depressão vem se fazendo presente em vários momentos, desde uma simples conversa em sala de aula a reuniões pedagógicas com seus colegas. Ela explica que isso se deve ao fato de que muitos alunos têm procurado os professores para pedir ajuda ou mesmo para desabafar sobre problemas nesse sentido. “Estou com uma enorme expectativa em relação ao evento e muito feliz por termos espaço para discutir sobre um tema tão importante e tão presente em nossas vidas. E é muito gratificante ver o empenho dos nossos alunos na organização do evento, na preparação de materiais, eles realmente serão os principais agentes atuantes desse encontro e espero que esse seja um pontapé inicial para tratarmos esse tema tão importante e recorrente no nosso campus de foma mais completa”, conta a professora Daniele.