Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Após esgotar inscrições, Seagro abrirá mais 10 vagas para estudantes

Após esgotar inscrições, Seagro abrirá mais 10 vagas para estudantes

Prazo para submissão de trabalhos na Semana de Agronomia segue aberto até 30 de junho

publicado: 27/06/2018 11h58, última modificação: 27/06/2018 12h55

Ainda falta um mês para a primeira Semana de Agronomia do Ifal Piranhas (Seagro) e o evento já teve suas inscrições esgotadas. O campus receberá 150 pessoas, entre profissionais e estudantes, que participarão de palestras, minicursos e exposição de trabalhos nos três dias eventos (25, 26 e 27 de julho). O prazo para submissão de trabalhos ainda está vigente e encerra no dia 30 de junho. Como a procura por vagas ainda está grande, a comissão organizadora decidiu abrir mais dez vagas excedentes para estudantes.

Tema

Com o tema “Empreendedorismo Rural: um celeiro para o sucesso”, a Seagro trará importantes discussões aos profissionais e estudantes da área agrícola no sertão de Alagoas. De acordo com o professor de Engenharia Agronômica e integrante da comissão organizadora do evento, Marcílio de Souza Barbosa, o tema foi escolhido pela necessidade de que os profissionais tenham uma visão de oportunidades de geração de renda na gestão agrícola e ambiental. “Nossos alunos são preparados não somente para o mercado de trabalho, mas também para se tornarem empreendedores e conquistarem independência econômica e realização de sonhos e desejos pessoais, além de atenderem necessidades da sociedade”, explica.

Obejtivo

O curso de Engenharia Agronômica fará dois anos em agosto e vem se consolidando ao longo desse período, a promoção deste evento acadêmico marca essa consolidação. Marcílio afirma que a Seagro representa para o Campus um espaço de intercâmbio entre pesquisadores, docentes e discentes, técnicos de assistência técnica e extensão rural e agricultores para exposição de opiniões e experiências técnicas e científicas sobre os aspectos socioeconômicos e ambientais que permeiam a temática do evento. “Para alunos e professores este é um espaço que tem como objetivo disseminar o conhecimento com discussões relevantes sobre temas de grande relevância para comunidade acadêmica, apoiando ideias ou processos inovadores de grupos de pesquisas ou de organizações sociais locais”, conta o professor.

O rápido esgotamento das inscrições surpreendeu a comissão organizadora. Segundo o professor Marcílio, o principal público-alvo do evento é o corpo discente do Curso de Engenharia Agronômica do campus, mas estudantes do Curso de Agroecologia e de Agronomia de outras instituições de ensino também tiveram interesse, fazendo com que as inscrições esgotassem antes do prazo. “Estamos satisfeitos com esta rápida adesão, pois sentimos que o evento já era esperado pela comunidade acadêmica”, conta.

Programação

A programação da Seagro Ifal Piranhas conta com cinco palestras, sete minicursos, três estudos de caso e apresentação de trabalhos acadêmicos. Para Marcílio, todos os palestrantes e conferencistas merecem destaquem e contribuirão muito com o evento, mas ele conta que um dos nomes pedidos e esperados pelos estudantes é do professor Alberício Pereira de Andrade, da Unidade Acadêmica de Garanhuns, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fará uma palestra sobre as potencialidades do semiárido.Programação

Os estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Ifal Piranhas estão participando ativamente da construção da Seagro. Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Agronomia do Ifal Piranhas, o discente Ivan Lisboa Araújo, só na comissão organizadora há 15 alunos envolvidos em diferentes funções: divulgação do evento, ornamentação e manutenção do site. “Esperamos que todos os estudantes do curso de Agronomia participem do evento, pois o tema da I Seagro é muito importante para o crescimento profissional destes e esperamos também a participação do público externo, em especial os agricultores, pensando nisso fizemos o convite ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Piau, que ficará responsável por trazer um grupo de Agricultores”, explica Ivan.

Expectativa

A expectativa da comissão organizadora é tornar a Seagro um evento anual e referência na área. “Esperamos que o evento possa crescer e ter uma maior participação de estudantes de agronomia de outras instituições de Alagoas e dos demais estados, este ano contaremos com cerca de 20 estudantes de agronomia do CECA (Rio Largo), unidade da Ufal”, afirma Ivan. Para encerrar a Seagro, os discentes da comissão estão organizando uma festa. Ivan explica que será um momento de confraternização e de diversão pra todos e está previsto pra começar às 15h, no mirante AgroShow Bar, no estacionamento externo do Ifal Piranhas.