Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Setor de Nutrição lança edital para seleção de beneficiários do Programa de Alimentação e Nutrição Escolar

O programa garantirá auxílio a estudantes em situação de vulnerabilidade até inauguração do refeitório

publicado: 12/03/2019 15h23, última modificação: 12/03/2019 15h23

Assistência Estudantil lança edital do Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (PANES), vinculado ao Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE) e executado por profissionais de Nutrição do IFAL. O programa que permite o acesso gratuito ao refeitório, primando por uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais dos estudantes durante o período letivo e atue como um elemento pedagógico, caracterizando uma importante ação de educação alimentar e nutricional. Enquanto o refeitório do Ifal Piranhas está em processo de construção, o programa selecionará alunos com mais necessidade e em condição de vulnerabilidade para receber auxílio pecuniário no valor de R$ 10,00 por dia para gastos com almoço. As inscrições são online, de 12 a 18 de março, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5ngOioH0w1Hx9JnE2vR5St1jgyir-PmKb50qn1E0VlWUyGg/viewform?vc=0&c=0&w=1 .

A nutricionista, Raíza Pinheiro, e o coordenador de apoio acadêmico, Aluísio de Carvalho receberão a documentação exigida no edital até o dia 18 de março em suas respectivas salas. Quando inaugurado o refeitório, essa seleção determinará os estudantes contemplados pelos serviços de alimentação do mesmo. Podem participar estudantes regularmente matriculados no ano letivo 2019 em cursos presenciais, de nível médio ou superior e EJA, do Ifal – Campus Piranhas. No processo, serão considerados os seguintes critérios de seleção, respectivamente: agravo nutricional, comprovado por laudo da profissional nutricionista do campus; necessidade de doença específica, comprovada por laudo médico; situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou beneficiados pelos programas vinculados ao Serviço Social; atividades em tempo integral na Instituição, devidamente comprovadas. Estudantes que mudaram de cidade devido aos estudos, inclusive os que recebem auxílio permanência referente à moradia, também serão avaliados conforme os critérios estipulados no edital.

O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de março. Será realizado acompanhamento mensal dos alunos beneficiados, considerando frequência em sala de aula, via Sigaa, frequência no SANE de, no mínimo, 80%, período de vigência das atividades em contra-turno, podendo o aluno ser desligado do programa a qualquer momento se for constatado o não cumprimento das condições exigidas no edital. O estudante beneficiado deverá comunicar aos Setores de Nutrição e Serviço Social quaisquer alterações em sua realidade socioeconômica ou acadêmica no que se refere ao trancamento, desistência ou conclusão do curso, bem como participação em atividades no contra-turno.

Confira o cronograma!

PERÍODO PREVISTO

Divulgação do Edital de Seleção

12/03/2019

Murais do Campus, site do IFAL- Campus Piranhas, página do IFAL/ Campus Piranhas no Facebook e Instagram.

12/03 a 18/03/2019

Através do link disponível no site do IFAL (http://www.piranhas.ifal.edu.br), página do IFAL/ Campus Piranhas no Facebook e Instagram

Entrega de documentos (CADASTRO)

12/03 a 18/03/2019

Sala da Nutrição ou Coordenação de Apoio Acadêmico

Análise situacional

18/03 a 22/03/2019

Setor Nutrição

Resultado Preliminar

25/03/2019

Murais do Campus, Site do IFAL- Campus Piranhas.

Interposição de recurso

26/03/2019

Setor de protocolo via abertura de processo

01/04/2019

Murais do Campus e Site do IFAL- Campus Piranhas e.

Entrega do Termo de Compromisso de Adesão ao Programa de Assistência Estudantil assinado.

A partir de 01/04/2019

Setor Nutrição ou Coordenação de Apoio Acadêmico

Confira Edital completo aqui!