Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Semana da Água: Casal realiza ação de conscientização para o uso racional da água no Ifal Piranhas

publicado: 29/03/2019 13h33, última modificação: 29/03/2019 13h33

Em 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) utiliza a data para promover ações de conscientização e educação ambiental para o uso racional desse bem comum e fundamental à vida. Na manhã desta sexta-feira (29), representantes da Companhia vieram ao Ifal Piranhas para um bate-papo sobre uso racional da água com os nossos alunos. Após a conversa, eles realizaram um jogo de perguntas e respostas, premiando quem acertasse e sortearam brindes. O evento aconteceu no auditório do campus e reuniu alunos do 1° ao 4° ano de Agroecologia e Agroindústria.

O grupo de servidores da Casal usou uma linguagem e dinâmicas voltadas para o público juvenil, atraindo a atenção e participação dos alunos. Segundo Paulo Alexandre Teles de Souza, agente de sistema local da Casal, a companhia estabeleceu essas ações como um projeto institucional, realizado por todas as unidades da empresa. “As ações de educação ambiental são realizadas ao longo do ano, mas na semana da água nossa ênfase na conscientização
Semana da Água escolar é ainda maior”, afirma Paulo Alexandre. Para ele, é fundamental trabalhar a conscientização dos jovens, pois a partir do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes também se atingem os adultos que fazem parte do núcleo familiar desse jovem. Ele explica que é importante falar a linguagem do público para alcançar um melhor resultado, já que a linguagem técnica não dialoga bem com os jovens. “Buscamos criar um ambiente mais descontraído, menos sério, para conquistar nosso o objetivo que é educá-los para o uso racional da água”, afirma Paulo Alexandre.

Segundo Alan Gomes, chefe de núcleo responsável por Piranhas, a Casal de Piranhas desenvolve muitas parcerias com as instituições locais, buscando atingir o maior número possível de pessoas para melhorar a relação da população com água. Para ele, é estratégico que as escolas estejam envolvidas nesse processo em busca da conscientização pelo fim do desperdício e do mau uso da água. “O Ifal é uma dessas instituições parceiras que nos recebe e com quem sabemos que podemos contar na luta pela educação para o uso racional da água”, afirma Alan. Ele explica que a cidade de Piranhas é a única no sertão de Alagoas que tem tratamento de esgoto e, por essa razão, a tarifa fica alta. O valor elevado na conta de água reflete em fraudes por parte da população. “Quando você frauda a água, você perde a consciência de consumo, pois não paga o valor real de consumo e usa a água indiscriminadamente, sem se preocupar com o desperdício”, relata Alan. Esse trabalho de educação ambiental, portanto, é um desafio para a Casal e seus servidores, mas é fundamental para a preservação desse bem tão precioso para a humanidade e tão importante para a população ribeirinha de Piranhas.