Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Rede Federal completa 110 anos e Ifal Piranhas celebra com sarau e exposição fotográfica

publicado: 10/09/2019 17h30, última modificação: 19/09/2019 12h18
Selo comemorativo dos 110 anos criado pelo profissional multimídia João Augusto Tavares

No dia 23 de setembro, a Rede Federal completará 110 anos. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) idealizou, em parceria com comunicadores das instituições, uma campanha nacional para celebrar a trajetória iniciada em 1909, com a criação de 19 escolas de aprendizes artífices. A campanha incluiu o lançamento de selo comemorativo e de um site exclusivo em alusão ao aniversário da Rede.

O setor de Comunicação do Campus Piranhas também programou duas ações para celebrar a ocasião, o Sarau e a Exposição fotográfica "Eu faço parte dessa história". No dia 23 de setembro, às 15h20, em frente à biblioteca do campus, a comunidade acadêmica e egressos da unidade de ensino estão convidados a participar do sarau, com recital de poesias.

Na mesma data, 110 fotos de estudantes, docentes, técnicos administrativos, colaboradores de empresas terceirizadas, ex-alunos e ex-servidores do Ifal serão exibidas nas escadarias de acesso aos blocos de sala de aula. A exposição fotográfica contemplará registros de momentos que marcaram a trajetória daqueles que fazem ou fizeram parte do Ifal Piranhas.

Para participar da iniciativa, os interessados deverão enviar por mensagem privada no Instagram ou no Facebook do Ifal Piranhas uma foto representativa da sua relação com a instituição e a Rede Federal. O prazo vai até 19 de setembro. Irão compor a mostra os registros selecionados de acordo com a originalidade e o apelo emocional. "Podem enviar clique da formatura, do primeiro dia no campus, de apresentação de trabalho em evento, de participação em projeto de extensão, de reunião em sala de aula, de alguma premiação conquistada", enumerou uma das organizadoras do evento.

Rede Federal – A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é formada por 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia; dois centros federais de educação tecnológica (Cefets); 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais; e pelo Colégio Pedro II.

As instituições ofertam, ao todo, 11.766 cursos do nível básico à pós-graduação. São mais de 75 mil servidores nas 661 unidades espalhadas em 578 municípios do País. Outros dados sobre a Rede Federal podem ser obtidos na Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação (MEC).

*Com informações do site do Conif.