Notícias
Pesquisa sobre cultivares de alface realizada no Ifal Piranhas repercute em revista científica nacional
Uma pesquisa sobre as características agronômicas e qualidades de cultivares de alface, realizada no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas, ganhou as páginas da Revista Caatinga neste mês de dezembro. O periódico científico é classificado como Qualis B1 na área de Ciências Agrárias, indicador referente à relevância e à qualidade da produção intelectual.
O trabalho consistiu em avaliar a produção e a qualidade pós-colheita de seis variedades de alface, em épocas de cultivo distintas, no oeste do Estado de Alagoas. O resultado apresenta detalhes do desempenho de cada variedade no inverno e no verão.
"Essas informações podem nortear o agricultor na escolha da variedade de alface mais produtiva e com qualidade pós-colheita, o que irá resultar em mais renda para o mesmo, pois será mais fácil sua comercialização", explica o docente Ênio Flor, integrante da iniciativa.
O estudo em questão está vinculado às investigações de dois projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic executados no campus em 2021 e ao Trabalho de Conclusão de Curso do agora egresso em Engenharia Agronômica Dalbert Pereira. Além dele e do professor Ênio, participaram da pesquisa os também concluintes de Engenharia Agronômica Thiago Silva e Winandy Freire, a docente Ellen Abreu e a técnica em laboratório Regilane Feitosa.
Os dois projetos Pibic que deram origem ao artigo publicado foram “Desempenho de cultivares de alface em função de épocas de cultivo no oeste alagoano” e “Qualidade pós-colheita de cultivares de alface produzidas nos
períodos seco e chuvoso do oeste alagoano”, ambos orientados pelo docente Ênio Flor. Durante o desenvolvimento das atividades, os estudantes neles envolvidos receberam, respectivamente, bolsas de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Apoio institucional
A ciência produzida no Campus Piranhas está à disposição da comunidade, nas páginas da Revista Caatinga. Isso foi possível graças ao incentivo da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal, que, a partir do Edital de Apoio à Comunicação Científica, custeou as taxas de submissão e publicação, além de serviços de tradução.