Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Projetos de ensino têm vagas abertas para estudantes interessados

Projetos de ensino têm vagas abertas para estudantes interessados

Iniciativas são nas áreas de redação e leitura matemática

por Roberta Rocha publicado: 19/07/2022 19h04, última modificação: 19/07/2022 20h08

Dois projetos de ensino do Campus Piranhas estão com vagas abertas para estudantes da unidade de ensino interessados em participar.

O Laboratório de Redação é uma das iniciativas. Coordenado pelo professor Dorgicleiton Santos (Língua Portuguesa), o projeto tem o objetivo de discutir a estrutura do texto dissertativo-argumentativo que é cobrado na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, além de refletir sobre diferentes temáticas da atualidade.

Os encontros ocorrem às terças-feiras, nos horários de 10h às 12h ou de 13h30 às 15h30, na sala de multimídia da Biblioteca do Ifal Piranhas. No entanto, só há vagas disponíveis para a turma do turno matutino. A preferência é para estudantes dos últimos anos do nível médio. Acesse o formulário de inscrição.

A cada semana, os participantes se reúnem para analisar textos e produzir redações, que são avaliadas pelo docente responsável. As atividades do grupo começaram no mês de junho e, a partir da última semana do mês de julho, terão início as rodadas de discussões de temas.

Projeto de Ensino de Leituras MatemáticasO Clube de Leituras Matemáticas é outro projeto de ensino com vagas abertas, voltado a estudantes de todos os anos do ensino médio do Campus Piranhas.  Coordenado pelo Professor Danilo Olímpio (Matemática), o objetivo é utilizar o ato de contar histórias para trabalhar com os participantes a apresentação, assimilação e construção de conteúdos.

A dinâmica das atividades será centrada na leitura e discussão do livro "O homem que calculava", de Malba Tahan, com a pretensão de descobrir segredos envolvendo a matemática e a história da matemática, além de estabelecer relações diretas com a leitura, a escrita e a produção textual.

Os encontros do grupo ocorrerão semanalmente, a partir da última semana de julho, e terão duração de 2 horas. Ainda não há definição de dia e horário para as reuniões, mas os interessados podem opinar sobre suas preferências no formulário de inscrição (ACESSE AQUI). Há 40 vagas disponíveis.

Sobre os projetos de ensino

O lançamento de editais de seleção de projetos de ensino foi articulado pela Pró-Reitoria de Ensino do Ifal para propiciar a recuperação da aprendizagem do alunado por meio de ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades não alcançadas durante o ensino remoto, nos cursos de educação básica e de graduação presencial e a distância da instituição.