Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Projeto inicia contato com empresas beneficiadas pelo IF Mais Empreendedor

Projeto inicia contato com empresas beneficiadas pelo IF Mais Empreendedor

Assistência tecnológica para empreendimentos agrícolas no Sertão Alagoano começou em junho

por Jhonathan Pino publicado: 09/07/2021 17h26, última modificação: 10/07/2021 10h34

Os integrantes do projeto “Assistência tecnológica para empreendimentos agrícolas no Sertão Alagoano” iniciaram, na última semana de junho, os primeiros contatos para o levantamento de dados e da situação da produção dos empreendimentos que receberão auxílio técnico dos alunos Campus Piranhas, nos próximos meses. Trata-se de mais uma etapa da proposta do IF Mais Empreendedor, desenvolvida na unidade.

O coordenador do projeto, Samuel Silva, comentou que entre os dias 24 e 29 de junho foram realizadas entrevistas com os representantes das empresas para avaliar a situação delas, após o início da pandemia.

“Foi aplicado um questionário, aliado a uma conversa bem interativa, em que detectamos diversas demandas e problemáticas que serão trabalhadas especificamente em cada uma. Foi surpreendente o relato deles sobre as necessidades por estarem numa região tão carente e o anseio por soluções eficientes”.Primeiro encontro com agricultores do Alto do Sertão.jpg

O objetivo do projeto é que após serem impactadas pelo efeito pandêmico da Covid-19, os empreendimentos ganhem estabilidade da produção agrícola, com o domínio técnico das atividades desenvolvidas e na capacidade de gestão financeira, para que possam restabelecer seu fluxo de caixa, com baixo risco de voltar à condição de vulnerabilidade.

Ao todo, 13 empresas da região do Sertão Alagoano serão beneficiadas pelo projeto. Em comum, elas são cooperativas ou associações de agricultores familiares, atuando no ramo agropecuário e com CNPJ ativo.

Ao longo dos próximos meses, alunos do Campus Piranhas irão orientar os empreendimentos para elaboração de documentação e projetos, visando a aquisição de crédito de investimento, inclusão e sua participação em políticas públicas, por isso, os estudantes vêm sendo treinados para passar informações de cunho técnico e normativo.Sebrae e Emater estão entre os parceiros do projeto desenvolvido pelo Campus Piranhas.jpeg

“Fiz com as bolsistas uma capacitação sobre as ações que serão realizadas no projeto, como adesão a políticas públicas de compra de alimentos oriundos da agricultura familiar (PAA e PNAE), tarifa rural de energia elétrica, regularização de propriedades rurais. Além de buscar alternativas para redução no custo de produção, outras possibilidades de escoamento da produção, capacitações para os agricultores, palestras, assistência técnica, selos de Inspeção Sanitária, selos para produtos agropecuários”, pontuou Samuel.

Além do treinamento, os membros do projeto também realizando reuniões com instituições parcerias, como a Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Sebrae e secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos.