Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Professor do Ifal Piranhas participa de livro sobre crise hídrica no Semiárido
conteúdo

Notícias

Professor do Ifal Piranhas participa de livro sobre crise hídrica no Semiárido

Cristian José Simões Costa, escreveu dois capítulos do livro "Encolhimento das Águas: o que se vê e o que se diz sobre crise hídrica e convivência com o Semiárido”

O lançamento será dia 18 de dezembro, na sede do Insa, em Campina Grande-PB, às 14h30
publicado: 13/12/2018 15h38, última modificação: 13/12/2018 15h55

Na próxima terça-feira (18), será lançado o livro "Encolhimento das Águas: o que se vê e o que se diz sobre crise hídrica e convivência com o Semiárido”, na sede do Insa, em Campina Grande-PB, às 14h30. O professor de Biologia do Ifal Piranhas, Cristian José Simões Costa, escreveu dois capítulos do livro que atende à necessidade de sistematização de conhecimentos sobre a questão hídrica no Semiárido. A publicação dá visibilidade a resultados de pesquisas e revisita autores de textos clássicos que contemplam, direta ou indiretamente, o tema água nos cenários dos semiáridos.

No capítulo “Campina Grande: por que Campina? Por que Grande? Reflexões sobre história, acesso à água e meio ambiente urbano em Campina Grande-PB”, Cristian trata das relações e apropriações das águas pelos grupos humanos em ambientes urbanos. Já no capítulo intitulado “Contaminação por hidrocarbonetos nas águas superficiais e subterrâneas em regiões semiáridas”, o autor fez um panorama sobre a contaminação por hidrocarbonetos de petróleo nas águas superficiais e subterrâneas em regiões semiáridas. O capítulo finaliza mostrando a importância das pesquisas, políticas públicas, fiscalização e educação ambiental para prevenção da contaminação da água.

Para Cristian, o Semiárido e suas questões têm um valor especial, pois ele é natural de Campina Grande-PB e trabalha em Piranhas, localizada no sertão alagoano, ambas se encontram na mesma região chamada semiárido, que congrega um conjunto de características semelhantes. “A importância de discutir a crise hídrica se assenta em uma necessidade de encontrar novas formas de proteção do meio ambiente, promoção do desenvolvimento e redução da desigualdade social. Desta forma, pesquisas realizadas dentro da região semiárida podem apresentar resultados semelhantes para promoção da prevenção, da contaminação e construção de políticas públicas”, explica Cristian.

Confira versão digital do livro!