Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Processo seletivo 2020 Ifal Piranhas: conheça o perfil de cada curso e escolha o seu!

publicado: 01/10/2019 20h10, última modificação: 01/10/2019 20h12

Instituto Federal de Alagoas - Ifal está com inscrições abertas para ingresso nos cursos técnicos através do Exame de Seleção 2020. No Campus Piranhas, a oferta é de 144 vagas, distribuídas nos cursos de Agroindústria e Agropecuária. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo endereço eletrônico exame.ifal.edu.br, até 6 de outubro. A prova ocorrerá no dia 24 de novembro.

Nesta edição do Exame de Seleção, os dois cursos disponíveis no Campus Piranhas são de nível médio/técnico, com duração de 3 anos, onde a formação profissional é integrada ao ensino médio. Confira o perfil de cada um deles:

Técnico em Agroindústria

O Técnico em Agroindústria operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria; implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade; identifica e aplica técnicas para distribuição e comercialização de produtos.

Onde atua: Em indústrias de alimentos e bebidas, agroindústria, laboratórios de controle de qualidade e instituições de pesquisa.O profissional tem espaço também no setor de agronegócio e pode atuar como autônomo na prestação de serviços de consultoria.

Técnico em Agropecuária

O Técnico em Agropecuária maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

Onde atua: Em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques e reservas naturais ou cooperativas e associações rurais.

Sobre o Ifal - Além dos cursos regulares, o Instituto desenvolve pesquisa e extensão, contemplando a verticalização do ensino, com a oferta da educação básica e profissional à superior. Ao todo, são 16 unidades de ensino espalhadas pelo estado. A lista completa de cursos ofertados pela instituição pode ser encontrada no endereço www.ifal.edu.br/exame.