Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Primeiro evento do curso de Alimentos (Proeja) traz histórias inspiradoras

Primeiro evento do curso de Alimentos (Proeja) traz histórias inspiradoras

I Ciclo Interdisciplinar em Alimentos (CIALIM) aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto

publicado: 03/09/2018 16h27, última modificação: 03/09/2018 16h27

O I Ciclo Interdisciplinar em Alimentos, ocorrido nos dias 22 e 23 de agosto, trouxe inspiração aos alunos do Curso Técnico Integrado em Alimentos (modalidade Proeja). No primeiro evento realizado pelo curso voltado para jovens e adultos, as palestras e histórias compartilhadas estimularam os alunos a acreditarem no seu potencial e nas potencialidades do Semiárido. Duas dessas histórias foram de ex-alunos do Ifal que contaram suas experiências empreendedoras exitosas, Ivan Araújo e Claudenildo Bezerra. Além deles, o evento contou com a presença do chef Timóteo Domingos.

Ivan contou sua experiência em apicultura, iniciada após realizar um curso no Ifal, pelo Pronatec, e receber da Codevasf e da Secretaria de Agricultura um kit de apicultura. Ele explica que, com o conhecimento adquirido no curso e o kit, ele conseguiu capturar dois enxames, um deles foi atacado por formigas, mas com o outro ele consegue produzir mel para consumo próprio. Sua expectativa para o futuro é capturar mais enxames para produzir em maior escala e poder comercializar, já que possui as ferramentas e o conhecimento necessário. Ivan é formado em Agroecologia pelo Ifal e, atualmente, cursa Engenharia Agronômica.Cladenildo e Ivan com a coordenadora do curso de Alimentos, Poliane Lima

Claudenildo Bezerra também é ex-aluno de Agroecologia e conta que quando se formou e se viu sem atividade, pensou: “eu estudei no Instituto Federal de Alagoas, aprendi tanta coisa e não vou executar nada? Preciso pôr em prática o que eu estudei!”. Foi então que ele criou o “Cordeiro do Sertão”, que começou a partir de uma pequena criação de animais e foi evoluindo para o abate, a execução de cortes especiais e a produção de linguiça. Ele conta que não é fácil ser um jovem empreendedor, pois, muitas vezes, as pessoas não dão crédito a quem tem pouca idade, mas com esforço é possível conquistar seu espaço. Com Claudenildo foi assim, a experiência foi conquistada através das tentativas e erros, com dedicação e vontade de aprender. Nesse processo, mesmo após formado, ele contou com a colaboração de professores do Ifal Piranhas, sempre que tinha dúvidas e ele consultava seus ex-professores, os docentes José Madson e Randerson Cavalcante.

O docente José Madson falou sobre potencialidades do SemiáridoO grande nome do evento foi o chef de cozinha de Canindé de São Francisco (cidade vizinha ao Campus Piranhas), criador da Gastrotinga, Timóteo Domingos que trouxe para o Ifal Piranhas uma palestra leve e interativa, com direito a degustação e cozinha ao vivo. Sua história de vida e carreira é um exemplo de sucesso e inspiração. Timóteo vem se destacando na gastronomia, desde os 16 anos, por explorar as potencialidades do Sertão e utilizar, em sua culinária, plantas nativas do caatinga como palmas, xique-xique, cactos, facheiros e outras, que muitas pessoas desprezam ou enxergam apenas como plantas para a alimentação do gado.

Chef do Sertão: Timóteo DomingosTimóteo leva sua história e sua cozinha para todo o Brasil, através de suas palestras, e o público do CIALIM teve a oportunidade de conhecer sua trajetória, ver Timóteo cozinhar um refogado de palma, ao vivo, e degustar duas de suas muitas receitas. Para a coordenadora do curso, a professora Poliane Lima, foi uma satisfação muito grande realizar o primeiro evento do Proeja, pois era algo muito esperado pelos alunos e tudo foi pensado para que o evento tivesse a cara deles. Foi um evento com histórias inspiradoras para pessoas inspiradoras, que com todas as dificuldades, voltaram à sala de aula em busca de aprendizado e superação.

Lázaro Ferreira Barreto, da primeira turma do curso do Proeja (atualmente, no 4° módulo), conta que ficou 16 anos afastado da sala de aula, por falta de oportunidade, mas abraçou o curso de Alimentos como uma grande oportunidade de voltar à escola e se profissionalizar. “Este evento é um momento muito oportuno para nós que estamos prestes a nos formar, indo para o último ano do curso, e devemos explorar, ao máximo”, afirma Lázaro.