Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Preparo de abacaxi e couve em pó desenvolvido no Ifal Piranhas é aceito para publicação em revista científica
conteúdo

Notícias

Preparo de abacaxi e couve em pó desenvolvido no Ifal Piranhas é aceito para publicação em revista científica

Artigo sobre o experimento foi produzido por técnicos de laboratório do campus

por Roberta Rocha publicado: 14/07/2022 15h09, última modificação: 14/07/2022 15h56

Uma prática de pesquisa realizada no Laboratório de Agroindústria do Campus Piranhas irá estampar as páginas da revista científica Brazilian Journal of Development, avaliada pela Capes com o indicador Qualis B2, classificação referente à relevância do periódico na área correspondente do conhecimento e à qualidade da produção intelectual. 

O experimento que originou uma mistura de abacaxi e couve em pó com alto valor nutricional foi conduzido pelos técnicos de laboratório Hugo Araújo e Regilane Marques, com o apoio da estagiária do Laboratório de Agroindústria, Bárbara Helena Ferreira. Após obter o resultado desejado, a prática virou artigo científico e recebeu o aceite para a publicação na última terça-feira (12).

A iniciativa teve como foco a transformação de dois alimentos in natura, o abacaxi e a couve, em uma mistura em pó sem perda das qualidades nutricionais. "Esse preparo em pó reduz o peso, tem menor desperdício e melhor conservação. Pode ser usado de forma prática no preparo de bebidas e como suplemento alimentar", aponta o orientador da investigação, Hugo Araújo.

Para alcançar o objetivo, os integrantes da prática cortaram os alimentos em cubos, utilizaram o liquidificador para triturar e misturar os itens, adicionaram emulsões químicas para dar consistência espumosa à combinação. Em seguida, a espuma obtida da fusão foi espalhada em bandejas de inox, sob a medição de 0,5cm de espessura para secagem dessa espuma.

Um dos passos do experimentoA partir daí, a secagem ocorreu na estufa com circulação de ar em 70 °C, temperatura indicada para alimentos sensíveis ao calor. O grupo deu início aos testes de secagem, analisando os parâmetros de densidade, até obter a "massa seca", ou seja, o produto final desejado.

As conclusões do processo estarão disponíveis em breve no formato eletrônico da revista científica Brazilian Journal of Development. Acesse o artigo na íntegra aqui.