Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Pesquisas do Campus Piranhas representam o Ifal em evento científico nacional

Pesquisas do Campus Piranhas representam o Ifal em evento científico nacional

por Roberta Rocha publicado: 28/09/2022 19h14, última modificação: 30/09/2022 15h39

O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação - Connepi 2022 começou, na última segunda-feira (26), em Porto Velho - RO e três pesquisas do Instituto Federal de Alagoas - Ifal foram selecionadas para compor a Mostra Tecnológica do evento, sendo duas delas desenvolvidas por docentes do Campus Piranhas.

Até o encerramento do congresso, nesta quinta-feira (29), os professores Samuel Silva e Ronny Marques, da unidade de ensino no Alto Sertão alagoano, estarão no estande que abriga as iniciativas do estado para expor, respectivamente, os seguintes projetos:

Rede de Estações Pluviométricas a partir de Protótipo de Baixo Custo e Alta Precisão

A pesquisa trata da criação e instalação de um conjunto de 12 pluviômetros, que são aparelhos utilizados para aferição de chuva, no território rural de Canindé do São Francisco/SE, de modo a disponibilizar os dados de precipitação de chuvas para produtores rurais da região com o intuito de facilitar o manejo do campo.

Desenvolvimento de argamassa de assentamento e revestimentos com incorporação de conchas de sururu descartadas no complexo estuarino Mundaú-Manguaba

A pesquisa faz uma avaliação da viabilidade técnica da produção de argamassa de assentamento e revestimento com a incorporação de concha de sururu em substituição parcial da areia. O objetivo é facilitar o reaproveitamento desse componente natural encontrado com facilidade nas lagoas Mundaú e Manguaba, inserindo-o na composição do produto que é base de preparação do concreto para construção de obras.

Além desses trabalhos, a pesquisa "Desenvolvimento de revestimentos compósitos a base de pet e resina epóxi para proteção contra corrosão na Indústria", sob responsabilidade do docente Jorge Ferreira, do Campus Marechal Deodoro, também está representando o Ifal no evento.

O professor do Ifal Piranhas Ronny Marques teve ainda outra iniciativa aprovada para apresentação no congresso, no formato de resumo simples. Ele levou ao público a pesquisa sobre a ocorrência do mexilhão-dourado no Baixo São Francisco, que foi tema de reportagem no programa Gazeta Rural no último mês de agosto. Assista aqui.

A ida desses empreendimentos para Porto Velho foi articulada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PRPPI do Ifal. O coordenador de apoio à Pesquisa e Inovação da instituição, Esdras Honorato, acompanhou o grupo e destacou a necessidade de fortalecer a pesquisa e a inovação e apresentar o que é produzido no Ifal.

"O Connepi se apresenta como uma ferramenta de divulgação e visualização do que é produzido nos institutos. É importante dar visibilidade a toda ciência e inovação produzida no instituto. Não faz sentido produzir, fazer ciência e engavetar esse material. A Mostra Tecnológica, apesar de ocorrer em Rondônia, está sendo visualizada por docentes e discentes de todos os institutos do norte e nordeste do país. Assim, a pesquisa e inovação produzida no Ifal ganha visibilidade nacional", afirmou o representante da PRPPI.

O 13º Connepi é uma realização do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). É possível conferir a programação completa no site do evento.