Notícias
Pesquisa sobre histórias de vida de alunos da EJA - Piranhas é apresentada em encontro internacional
Representando o Instituto Federal de alagoas - Campus Piranhas, o docente Jailson da Silva e a estudante da licenciatura em Física Suzi Cristiane Soares apresentaram nesta quinta-feira, 31, o artigo "Trabalhadores-estudantes do Proeja: narrativas de história de vida e permanência escolar" no VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA), em Salvador/BA. O evento ocorre de 30 de outubro a 1º de novembro e reúne estudantes, especialistas, gestores e pesquisadores para discutir a alfabetização e a educação de jovens e adultos.
O trabalho exposto pela dupla na ocasião é um recorte de uma pesquisa onde foram analisados os perfis dos trabalhadores-estudantes que permaneceram no curso técnico de nível médio integrado em alimentos, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, ofertado no Campus Piranhas. A construção dos perfis se deu a partir das narrativas feitas pelos próprios sujeitos envolvidos na investigação.
"As vozes dos narradores, utilizadas como fontes, demonstram que mesmo considerando as singularidades, os sertanejos entrevistados apresentam características comuns, a exemplo das dificuldades que enfrentam enquanto trabalhadores que estudam e o desejo de reescrever suas próprias histórias a partir da permanência escolar", revela um trecho do estudo.
A apresentação foi a primeira de Suzi Cristiane em um evento acadêmico. "Meu primeiro trabalho fora do estado. Fiquei muito nervosa e ansiosa, mas consegui apresentar. Foi uma experiência única, muito enriquecedora, além do fato de ter meu nome vinculado a dois grandes nomes nos estudos da educação de jovens e adultos em um artigo científico", disse a estudante, referindo-se ao professor Jailson da Silva e Marinaide Queiroz Freitas, outra autora do trabalho divulgado.
Sobre o evento - O encontro ALFAeEJA caracteriza-se por ser uma realização permanente, em nível internacional. A programação completa da edição 2019 pode ser conferida neste link.