Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Neabi do Ifal Piranhas abre seleção para monitoria; inscrições abertas

Neabi do Ifal Piranhas abre seleção para monitoria; inscrições abertas

Podem concorrer estudantes de nível técnico e superior do campus

por Roberta Rocha publicado: 19/05/2023 20h23, última modificação: 19/05/2023 20h23

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas torna público o lançamento do edital de seleção de estudante para atuar na monitoria do referido núcleo. As inscrições devem ser feitas de 22 a 25 de maio, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/SRDhTiWBpnLf82gb9

Confira o edital!

No ato do preenchimento da ficha de inscrição, é necessário ter digitalizado o atestado de matrícula emitido pelo SIGAA, a cópia do RG e do CPF do estudante.

Será oferecida uma vaga remunerada, com bolsa mensal no valor de R$ 400,00, para carga horária semanal de 10 horas, no período de julho a dezembro de 2022.

Para participar da seleção, é necessário que o/a estudante esteja regularmente matriculado/a em um dos cursos técnicos integrados (incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA) ou em um dos cursos de graduação do Ifal Campus Piranhas. Outro pré-requisito é não ter vínculo empregatício de qualquer natureza
durante a vigência da monitoria e não ser beneficiado/a por bolsa de pesquisa, extensão, estágio ou similar pelo mesmo período. A exceção são os auxílios e bolsas concedidos pela Assistência Estudantil.

A seleção compreende duas etapas: redação e entrevista. A primeira ocorrerá no dia 26 de maio, na sala do Neabi, nos turnos da manhã (8h às 9h30h) e da tarde (14h às 15h30). A redação terá como tema "Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" e deverá possuir, no máximo, 30 linhas.

Os critérios de avaliação incluem a adequação do texto à norma padrão da língua portuguesa, coerência e coesão, argumentação em defesa do ponto de vista e abordagem do tema.

Para a entrevista, serão convocados/as até dez candidatos/as com melhor desempenho na redação. Essa última etapa ocorrerá de forma individual e terá duração de até 20 minutos. O objetivo é avaliar o grau de afinidade do estudante com a temática do Neabi, dando preferência a candidatos/as de origem indígena, afro-brasileira e/ou oriundos/as de comunidades remanescentes indígenas e quilombolas.

Conforme o cronograma do edital, o resultado das redações e a convocação para as entrevistas serão divulgados no dia 05 de junho. As entrevistas acontecerão no dia 07 de junho. A publicação do resultado final e sua homologação estão previstos para 12 de junho, a fim de que as atividades de monitoria já comecem no mês de junho.

Sobre o núcleo

O Neabi se configura como um setor propositivo e consultivo, que estimula e promove ações, projetos e programas com temáticas sobre questões étnico-raciais em diversas áreas do conhecimento, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil, conforme consta na Resolução nº 29/CS/Ifal, de 19 de dezembro de 2018.