Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Mais de 200 alunos visitam o Campus Piranhas para conhecer a estrutura e a oferta de ensino

Grupos são do próprio município e de cidades vizinhas

publicado: 05/10/2019 10h37, última modificação: 05/10/2019 11h47

Nos últimos dias, um projeto de extensão levou ao Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas - Ifal mais de 200 estudantes da rede pública de ensino do município e cidades vizinhas. Trata-se do "Conhecendo o Ifal - Campus Piranhas", proposta que oferece a alunos de 9º ano de escolas municipais e estaduais a possibilidade de ver de perto a estrutura física, compreender o funcionamento da instituição e a dinâmica dos cursos oferecidos.

Projeto "Conheça o Ifal Piranhas""A intenção é apresentar o campus como uma opção para esses estudantes cursarem o ensino médio técnico, motivá-los a ingressar no Ifal", explica o professor Cristiano Furtado, coordenador da iniciativa. Com a participação de outros professores da unidade de ensino e das bolsistas Anelice Peixoto e Élida Caroline, o projeto recebeu estudantes de Olho D'água do Casado, Delmiro Gouveia e Piranhas, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, e ainda há a previsão de recepcionar participantes de Canindé de São Francisco - SE na próxima semana.

As visitas guiadas incluíram explanação sobre o projeto, as ações de ensino, pesquisa e extensão do Ifal Piranhas e os programas de assistência estudantil; ida aos laboratórios, salas de aula, setores administrativos, biblioteca, auditório e espaços esportivos; exibição do vídeo institucional e do processo seletivo, depoimento de ex-aluno do Campus e encaminhamento dos interessados para fazer a inscrição no Exame de Seleção 2020 diretamente no Departamento de Ensino.

Projeto "Conheça o Ifal Piranhas"Foi o que fez a estudante Maria Eloísa, de 14 anos, vinda da Escola Municipal Antenor Serpa, de Olho D'água do Casado. Ela decidiu se candidatar ao curso técnico em Agropecuária e fez a inscrição durante a visita. "A recepção aqui foi muito boa. Mas decidi me inscrever também por indicação de amigas que já estudam aqui. Elas falam que é bom", contou.

Para Cristiano Furtado, além de divulgar a instituição, o projeto de extensão serve para quebrar tabus entre estudantes da rede pública que acreditam que por se tratar de um instituto renomado aquele espaço não os pertence, está distante de suas realidades. "Recebemos também alguns alunos que estavam desanimados por estarem com notas ruins, não iriam tentar a seleção, mas estimulamos muito nesse sentido, de que não há por que desistir antes de tentar", afirmou

Projeto "Conheça o Ifal Piranhas"Como funciona o projeto - Os organizadores conversam com a direção e a equipe pedagógica das escolas públicas da região, agendam a visita ao campus e, no dia marcado, o veículo do Campus Piranhas se encarrega do transporte dos grupos. Ao final das atividades, é servido lanche e os participantes preenchem uma ficha de avaliação. O "Conhecendo o Ifal - Campus Piranhas" continua até o final do ano, embora as inscrições para o Exame de Seleção 2020 encerrem neste domingo, 6.