Notícias
Licenciatura em Matemática do Ifal Piranhas recebe conceito 5 do Inep
O Campus Piranhas recebeu nesta semana a notícia da conquista do Conceito 5 pelo curso de Licenciatura em Matemática. Existente desde 2022, é a primeira vez que a graduação passa pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com um resultado o coloca no patamar de excelência máxima na educação superior brasileira.
Á frente de todo o processo, o coordenador do curso, Danilo Olímpio, disse que foi um ano de preparação, entre visitas remotas dos avaliadores, coleta de informações sobre o projeto pedagógico, infraestrutura e quadro docente do curso, além de realizar a apresentação das mesmas para o Inep.
O relatório do Inep acabou dando destaque para diversos pontos fortes, como a estrutura curricular inovadora, a integração entre ensino, pesquisa e extensão e o apoio fundamental, como também aos núcleos de inclusão, de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas; (Napne); de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Diversidade, Gênero e Sexualidade (Nugedis).
“O componente de Etnomatemática e os Projetos Integradores no Ensino de Matemática foram citados como diferenciais pela abordagem contextualizada e pelo impacto positivo nas escolas da região. O documento também ressalta a qualidade do estágio supervisionado, que articula teoria e prática com ações de extensão e pesquisa, além das atividades de apoio ao discente e da gestão eficiente e participativa da coordenação do curso”, comentou Talita Gomes, chefe do Departamento de Graduação.
A gestora ressalta que o desempenho da coordenação do curso, sob a liderança do professor Danilo, também recebeu menção especial pela dedicação e atuação estratégica no colegiado e no NDE, pela gestão focada na melhoria contínua e na integração docente-discente.
“O relatório avaliativo considerou que a coordenação administra o potencial do corpo docente e impulsiona práticas inovadoras em sala de aula e na formação de professoras/es para a Educação Básica”, observou.
“Sobre a dimensão da organização didática pedagógica, a gente teve diversas notas 5. Quando a gente pensa no perfil da grade, na estrutura curricular no estágio curricular supervisionado, ela foi muito elogiada, porque nós estamos atuando diretamente com comunidade aqui de Piranhas e região, nas escolas, a partir do estádio supervisionado, por meio dos projetos integradores que nós realizamos. Aqui é uma disciplina do curso onde estudantes vão até as escolas e desenvolvem um projeto, depois retornam para a escola pra aplicá-lo”, acrescenta Danilo.
O docente acrescentou que são muitas pessoas envolvidas em todo o processo, desde a criação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), em 2021, contando com técnicos administrativos, docentes e discentes, bem como comunidade externa. “É importante a gente destacar o quão importante é o trabalho da equipe que compõem o Campus, formado por todos os servidores técnicos e professores aqui que atuam direta e indiretamente”.
Unidade de excelência
Com o resultado, o Campus Piranhas é o segundo o que o consolida como referência regional em qualidade acadêmica. “Este é também o quarto curso do Ifal a alcançar a nota máxima nas avaliações do Inep, refletindo o avanço contínuo da instituição na qualificação de seus cursos de graduação”, enfatiza Talita.
O Diretor-Geral do campus, Iatanilton Damasceno, destacou que o resultado consolida o Campus Piranhas como uma instituição de referência na educação do Alto Sertão Alagoano.
“Demonstra o compromisso da gestão, do corpo docente e técnico-administrativo com a qualidade educacional, fortalecendo sua missão institucional. Para nossos estudantes, confere um diferencial competitivo significativo em suas carreiras, aumentando a confiança na sua formação e a credibilidade junto às redes de ensino, contribuindo diretamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas”, ressaltou.
A Pró-Reitora de Ensino, Cledilma Costa, destaca que a conquista reforça o compromisso do Ifal com uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva, socialmente referenciada e de excelência, pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão — princípios que seguem guiando a missão institucional de formar cidadãs/ãos críticas/os e comprometidas/os com a transformação social.