Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Licenciandos em Física do Ifal Piranhas produzem e entregam kits de experimentos para escolas públicas

Doação aconteceu durante o 1º Seminário Integrando Saberes

por Roberta Rocha publicado: 30/01/2023 21h00, última modificação: 31/01/2023 08h00
Exibir carrossel de imagens
  • "> Seminário Integrando Saberes
  • Seminário Integrando Saberes
  • "> Seminário Integrando Saberes

Na noite da última sexta-feira (27), estudantes e docentes da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas promoveram o 1º Seminário Integrando Saberes. O evento foi a culminância da disciplina Projetos Integradores para o Ensino da Física e marcou a entrega dos kits experimentais produzidos pelos graduandos do 4º período do curso para representantes de instituições de ensino da rede pública de Piranhas/AL e Olho D'água do Casado/AL.

Cada kit, chamado Laboratório Portátil de Ensino de Ciências - Lapec, contém experimentos voltados ao estudo de radiação, astronomia, óptica, luz e cores. Segundo os idealizadores, a proposta é abordar esses temas da forma mais descomplicada possível com o público do 9º ano do ensino fundamental, por meio de demonstrações práticas. Desse modo, os contemplados terão acesso a aparatos para projetar constelações, visualizar as fases da lua e ter contato inicial com fenômenos relacionados à luz, como a formação de imagens infinitas, decomposição da luz, entre outros.

Jogo Corrida dos Astros integra o kit LapecNo jogo Corrida dos Astros, um dos itens do Lapec, os competidores poderão lançar dados para percorrer o tabuleiro, podendo cair em "buracos negros" e perder a rodada, ou avançar casas ao identificar determinado planeta, até alcançar o objetivo final da partida: o Sol. O equipamento foi elaborado com papelão e essa característica foi ressaltada pela graduanda Ana Paula da Silva, em sua fala no evento.

"Todo o material utilizado na composição do kit foi de baixo custo", disse a estudante. Os demais discentes envolvidos na iniciativa também deixaram claro o quanto a participação no projeto transformou o olhar pessoal diante de objetos descartados. Coisas que anteriormente eram vistas como algo sem serventia, passaram a ser percebidas por eles como recicláveis. "Hoje em dia, por onde eu ando, não vejo lixo, vejo algo que pode ser utilizado", destacou Ana Paula. "E todos os experimentos foram testados, têm uma ótima eficácia. Os alunos vão aprender brincando".

Estudante Eli Silva fala do processo de produção dos kitsSegundo o licenciando Eli Silva, outro destaque da iniciativa é que os experimentos abordados contemplam necessidades reais das escolas. "É um jeito fácil e prático de mostrar experiências físicas, passar esse conhecimento e despertar a curiosidade dos alunos".

Além dos estudantes mencionados, participaram da produção do Lapec os discentes Alexandre da Silva, Anderson Gonçalves, Jorge da Conceição, Leandro José da Silva, Maria Larisse Lima Lisboa e Yasmin Lorrayny Campos. O grupo teve a coordenação do docente Robenilson Ferreria, com o apoio do docente Felipe Freitas.

Doações realizadas

O secretário municipal de Educação De Piranhas, Pablo Fabrício da Conceição, e o diretor-geral do Ifal Piranhas, Iatanilton Damasceno, receberam alguns kits durante a solenidade, para atender as respectivas instituições onde atuam.

"Essa integração só nos favorece, nos traz novas experiências. A escola pública é muito carente disso. Usamos experimentos básicos", comentou uma das contempladas.

Outras beneficiadas foram as professoras Nelly Vieira e Débora de Souza Leitão. As docentes lecionam a disciplina Ciências na Escola Municipal de Educação Básica Antenor Serpa, em Olho D'água do Casado, e exaltaram o fato de o kit de experimentos ter sido construído com base nos assuntos do 9º ano do ensino fundamental.

"Está dentro do que a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] recomenda. É um material elaborado para atender a sequência didática [da série mencionada]", destacou Débora.

Pronunciamentos

Docente Robenilson Ferreira coordenou a iniciativa

Ao decidir contribuir com instituições locais produzindo os experimentos, o docente Robenilson Ferreira priorizou escolas parceiras do Campus Piranhas, onde já haviam sido desenvolvidos projetos de extensão e estágios. Em seu discurso durante o evento de entrega dos kits, o profissional disse que, além de presenteá-los, pretende manter a comunicação com os contemplados, para ofertar treinamento de manuseio dos equipamentos.

"Desejo que as escolas beneficiadas possam aproveitar para aprender com as experiências da turma [desenvolvedora do Lapec], que buscou dar o seu melhor", declarou.

Para o diretor-geral Iatanilton Damasceno, a doação reflete o trabalho e o compromisso do campus com uma educação de qualidade, que se volta à formação de professores.  "Os projetos integradores têm a ver com a gente pensar sobre o que é aprender. A disciplina tem esse fim: reunir os conhecimentos já adquiridos, integrá-los e trazê-los à realidade", acrescentou. O dirigente reforçou a importância da relação entre a instituição e a sociedade, a família e as Secretarias de Educação para o desenvolvimento da região.

Na sua explanação durante o Seminário Integrando Saberes, o docente Felipe Freitas referiu-se ao Lapec como um "resgate da essência experimental da ciência Física". O coordenador da Licenciatura em Física, Ricardo Batista, disse tratar-se de um "esforço necessário para formação de professores da região". Já o chefe do Departamento de Ensino do Campus Piranhas, Fabiano Prates, ressaltou que o investimento na formação docente representa um ganho para toda a região sertaneja.